ASSALTANTE DE BANCO

Saiba quem é Fuca: homem morto a tiros em Novo Hamburgo tinha envolvimento com o novo cangaço

Apenado de 43 anos foi executado com ao menos 20 tiros no bairro Santo Afonso na noite de segunda-feira (20); ele era integrante de facção criminosa com atuação no RS; entenda

Publicado em: 21/03/2023 09:48
Última atualização: 26/02/2024 11:20

O homem executado com ao menos 20 tiros em Novo Hamburgo, na noite de segunda-feira (20), foi identificado como Edison da Luz, de 43 anos. "Fuca", como era conhecido, era apenado do regime semiaberto e tinha envolvimento com graves ataques a bancos em cidades do interior, crime chamado de "novo cangaço". 

O assassinato aconteceu por volta das 19h30 na Avenida Marquês de Olinda.

Edison da Luz Foto: Arquivo/GES

Outros dois homens, de 36 e 39 anos, também foram baleados na ação criminosa. Os dois sobreviventes foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e, segundo informações extraoficiais, a dupla não corre risco de morte.

Sob a justificativa da Lei de Abuso de Autoridade, a Polícia Civil não confirma a identidade do morto. No entanto, o Jornal NH apurou que trata-se de "Fuca".

A delegada Clarissa Demartini, da Delegacia de Polícia de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DPHPP) da cidade, diz que ele foi morto com diversos disparos. "A princípio, as informações colhidas remontam à intenção de matar a vítima fatal, ou seja, trabalhamos com a hipótese de homicídio doloso."

A delegada confirma que ele "tinha antecedentes policiais que envolviam roubo a banco".

Conforme a Polícia, imagens de câmeras de monitoramento flagraram o momento em que o ataque a tiros aconteceu. O vídeo, que não disponibilizado para a reportagem, será analisado pela investigação.

De acordo com a Brigada Militar (BM), a vítima estava dentro de casa quando foi chamada à rua por alguém que, aparentemente, era seu conhecido. Ao chegar no local, o homem foi baleado com pelo menos 20 tiros de pistola.

O atirador fugiu e a Polícia trabalha para tentar identificá-lo.

Antecedentes por assaltos a bancos

Edison da Luz havia sido preso em março de 2019 na cidade catarinense de Itajaí por envolvimento no então recente assalto às agências do Banrisul e do Banco do Brasil do município gaúcho de Ibirubá. Ele foi condenado pelo crime.

No ano anterior ele teria participado de um assalto semelhante a uma agência bancária e uma lotérica na cidade de Vespasiano Corrêa.

Em 2017, Fuca teria participado do assalto a uma casa de câmbio de Aceguá, na fronteira com o Uruguai. O homem teria envolvimento em pelo menos dez assaltos no Rio Grande do Sul.

'Novo cangaço'

A expressão "novo cangaço" foi criada para definir as quadrilhas que usam explosivos e armamento pesado para assaltar bancos e praticar crimes de grande repercussão.

Na maioria dos casos, os bandidos usam reféns como escudos humanos, enfrentam a polícia, espalhando pânico entre a população.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas