Prevenção e controle ao diabetes
Saiba onde fazer teste de glicose gratuito nesta terça-feira
Presidente da Arad explica que 8% da população hamburguense, em torno de 17 mil pessoas, são acometidas pela doença
Última atualização: 12/11/2024 12:29
Até as 16 horas desta terça feira (12), 600 testes de glicose serão feitos gratuitamente na sede do Sindicato dos Médicos (Sindimed NH), na Avenida Vitor Hugo Kunz, 950, no bairro Hamburgo Velho, em Novo Hamburgo.
ENTRE NA COMUNIDADE DO JORNAL NH NO WHATSAPP
A ação da Associação Riograndense de Apoio ao Diabético (Arad), com testes feitos por estudantes de técnico em enfermagem do Sistema de Ensino Gaúcho (SEG), busca prevenir o diabetes que atinge mais de 16 milhões de pessoas no Brasil.
Segundo a presidente da Arad, Rosana Blankenheim, 8% da população hamburguense, em torno de 17 mil pessoas, são acometidas pela doença que pode levar até a morte se não tratada.
O montador de móveis, Claudio Roberto Lese, 68, fez o teste que deu glicose de 220 mg/dL. Ele irá procurar uma unidade de saúde para repetir o teste em jejum já que seu café foi reforcado com linguiça, banha pães e quatro xícaras de café. "Acho excelente para saber como estar", declarou, acrescentando que pretende comprar um equipamento para medir sua glicose diariamente a exemplo do que faz com o controle de pressão.
CLIQUE AQUI PARA RECEBER NOSSA NEWSLETTER
Rosana diz que é uma ação em referência ao Novembro Azul, pelo dia do diabetes, em 14 de novembro. "Grande parte das pessoas não sabe que são diabéticos. Ficam sabendo por meio de uma sequela e é isso que a gente não quer. É prevenção, é salvar vidas."
As pessoas que realizarem apresentarem sinais de alteração de glicose serão orientadas a procurarem seu médico ou uma unidade básica de saúde para ter o diagnóstico final.