LEGISLATIVO MUNICIPAL

Saiba como ficam as bancadas que vão tomar posse na Câmara de Novo Hamburgo em 2025

Com nove vereadores novatos no próximo mandato, índice de renovação é de 64,29% na cidade

Publicado em: 07/11/2024 10:37
Última atualização: 07/11/2024 10:38

A partir de 1º de janeiro de 2025, a Câmara Municipal de Novo Hamburgo terá uma nova formação política de partidos e bancadas. Dos 14 vereadores eleitos, nove são novos, um índice de renovação na casa de 64,29%.

No balanço, Progressistas (PP), Podemos (PODE) e o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) elegeram o maior número de representantes: três cada. Em seguida, com mais cadeiras na Casa, aparece o PT com duas: Enio Brizola e Luciana Martins. PL, PSDB e Republicanos completam a lista com um parlamentar cada.


Prédio da Câmara de Vereadores de Novo Hamburgo Foto: Câmara NH/Divulgação

Estrutura das bancadas

As bancadas do PP e do MDB mantiveram as três cadeiras da atual legislatura, mas com renovação de 66% dos nomes. Os progressistas que atualmente contam com Cristiano Coller, Inspetor Luz e Gustavo Finck em suas fileiras na próxima legislatura terá apenas Coller como remanescente na Câmara.

Luz não conseguiu a reeleição e Finck, prefeito eleito no último pleito, assumirá o Executivo municipal. Em contrapartida, a legenda ganhará o reforço de Giovani Caju e Deza Guerreiro.

Na ala emedebista (Darlan Oliveira, Gerson Peteffi e Ricardo Ritter, o Ica), apenas Ica renovou o mandato por mais quatro anos. Daia Hanich e Nor Boeno completarão a bancada a partir do próximo ano.

Já o Podemos ganhou uma cadeira e passa de dois vereadores (Ito Luciano e Vladi Lourenço) para três em 2025: Eliton Avila e Irmão Enfermeiro Vilmar se somam a Ito Luciano. Vladi Lourenço não se reelegeu.

Na comparação do resultado de 2020 com o de 2024, o PSDB foi o que sofreu o maior revés. O número de vereadores da sigla reduziu 66.66%, pulou de três para um parlamentar.

CLIQUE PARA LER: Saúde e finanças estão entre as preocupações do futuro governo

Renovação do Legislativo

Entre os nove novatos há duas características em comum em três delas: nunca haviam concorrido antes a cargos eletivos e são mulheres: Luciana Martins (PT), primeira docente da Rede Municipal de Ensino a conquistar uma cadeira no Legislativo; Deza Guerreiro (PP), corretora de imóveis que tem como pauta a defesa dos animais; e Daia Hanich (MDB), inspetora da Polícia Civil e filha do ex-vereador Serjão Hanich (MDB).

Em contrapartida, nomes conhecidos na Câmara não foram reeleitos, como o atual presidente do Legislativo, Gerson Peteffi (MDB), que exerce seu oitavo mandato, Inspetor Luz (PP) e Fernando Lourenço, o Fernandinho (Solidariedade), ficaram de fora.

Outros como Cristiano Coller (PP) - foi o mais votado entre os eleitos com 4.038 votos -, Felipe Kuhn Braun (PSDB), Ito Luciano (Podemos), Ica Ricardo Ritter (MDB) e Enio Brizola (PT) continuarão no cargo.

FIQUE POR DENTRO: Conheça o perfil dos 14 vereadores eleitos

Como é atual composição das bancadas:

MDB - (3)
PP - (3)
PSDB - (3)
Podemos - (2)
PT - (1)
Republicanos - (1)
Solidariedade - (1)

Como será a composição das bancadas a partir de 2025:

Progressistas (3)
Podemos (3)
MDB (3)
PT (2)
PL (1)
PSDB (1)
Republicanos (1)

CLIQUE AQUI PARA FAZER PARTE DA COMUNIDADE DE NOVO HAMBURGO NO WHATSAPP

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas