A quantidade de lixo eleitoral pelas ruas incomoda os moradores de Novo Hamburgo, neste início de semana, pós-eleições. No bairro Santo Afonso, em frente a Escola Arnaldo Grin, a situação era igual à encontrada por milhares de eleitores no domingo de eleição.
Os moradores que passavam em frente à escola ou chegavam para deixar seus filhos, nesta segunda-feira (7), reagiam com espanto e preocupação ao se depararem com a cena. Não é apenas o aspecto visual que incomoda: A preocupação também é com o destino dos panfletos, especialmente com a possibilidade de chuva nesta semana.
LEIA TAMBÉM: PREVISÃO DO TEMPO: Sol aparece, mas RS tem alerta para chuva nas próximas horas
Damaris Souza, 25 anos, reprova a conduta dos candidatos que decidiram espalhar “santinhos” em frente aos locais de votação como uma forma de tentar capitanear votos de eleitores indecisos ou que chegam ao local de votação sem candidato. “Como ficará a questão da limpeza? E a chuva que está vindo? Esses panfletos podem prejudicar muito o escoamento da água caso forem parar no bueiro”, coloca.
CONFIRA: Droga escondida embaixo de banco de carro faz Polícia descobrir depósito de maconha no Vale do Sinos
Damaris conta que, no domingo (6), ao ir votar, viu equipes realizando a limpeza das ruas, e tinha a esperança de que as encontraria limpas nesta segunda-feira, o que não se tornou uma realidade. “Uma tristeza e que pena que isso não aconteceu”.
CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER
A moradora Tatiane da Costa, 36 anos, foi levar o filho à escola quando se deparou com a situação. “Meu filho logo reagiu me chamando a atenção para o tanto de lixo nas ruas. Quem irá juntar? A gente fica preocupado disso tudo ir parar dentro dos bueiros. E para onde irá a água depois?”, questiona.
Limpeza até quarta
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente informa que segue com o trabalho de limpeza de material eleitoral descartado junto às seções eleitorais da cidade. A meta é concluir a limpeza até quarta-feira. Não há dados sobre a quantidade de material recolhido ou estimativa do que ainda falta recolher.
LEIA TAMBÉM