Novo Hamburgo amanheceu com bloqueios em algumas ruas do Centro da cidade neste sábado (7), o que tem gerado transtorno para motoristas e comerciantes. As interrupções, feitas pela Guarda Municipal (GM) e pela Brigada Militar (BM), ocorrem na Rua Bento Gonçalves, a partir do acesso pela Rua Joaquim Nabuco, e no acesso à Rua Lima e Silva pela Avenida Pedro Adams Filho.
As vias estão fechadas desde as 5 horas, e a previsão é que sejam liberadas por volta das 14 horas.
As guarnições da BM e da GM que estão no local afirmam que cumprem ordens das corporações, mas não especificam o motivo dos fechamentos. A polícia militar apenas informa que seria uma obra – no entanto, a reportagem não encontrou movimentação no trecho – e que posteriormente será realizada no trecho a Operação Visibilidade, da BM, da qual não dão detalhes. A GM não confirma a causa da ocorrência.
LEIA TAMBÉM: Inmet emite mais um alerta para risco de tempestade no RS
Comerciantes do entorno, que afirmam não terem sido avisados sobre os bloqueios, mencionam que a situação estaria relacionada com a agência da Caixa Econômica Federal (CEF) localizada na Bento Gonçalves. Procurada, a assessoria de imprensa da CEF disse que a Polícia Federal (PF) teria envolvimento. A PF, contudo, afirmou não ter informações sobre o assunto.
A Prefeitura de Novo Hamburgo informa que a ação é coordenada pela BM e não passa mais detalhes. A reportagem segue apurando o caso. O espaço está aberto para manifestação dos órgãos.
Reclamação de comerciantes
Proprietário de um restaurante na Rua Lima e Silva, o comerciante Valmir Machado, 52 anos, diz que não houve aviso antecipado do fechamento, que prejudica o atendimento em seu estabelecimento. “Desde que cheguei a via está fechada, ninguém avisou nada e há comentários que seria um evento na Caixa”, afirma.
Outro comerciante, com loja de venda de materiais elétricos da Rua Bento Gonçalves, Milton Berlitz, conta que chegou antes das 8 horas. “Fiquei sabendo que teria algo na Caixa, que um figurão que chegaria”, relata sobre boatos que circulam. Ele reclama das obras anteriores que já prejudicaram o movimento do comércio do Centro. “Se informasse antes não teria aberto. Não vão ressarcir a perda monetária que vamos ter em função disso. Na hora de cobrar os tributos são rapidinhos”, reclama.
Alguns lojistas relataram, ainda, que tiveram que abrir os estabelecimentos com atraso, por terem sido proibidos num primeiro momento, por conta do bloqueio.
Desvio
Para acessar a Rua Bento Gonçalves, motoristas devem usar as ruas Gomes Portinho e Gomes Jardim. Já quem vem pela Bento Gonçalves no sentido bairro-Centro, precisa ingressar a Joaquim Nabuco.
LEIA TAMBÉM