NOVO HAMBURGO
ROMARIA: Mães oram pelos filhos em trajeto de 5 km até santuário; saiba o que elas pediram
Da Catedral São Luiz Gonzaga, fiéis seguiram até o Santuário das Mães, onde acompanharam uma missa campal; veja fotos
Última atualização: 07/03/2024 16:59
A 25ª Romaria Diocesana das Mães, realizada neste domingo (7) em Novo Hamburgo, contou com a participação de aproximadamente 2 mil fiéis. Entoando orações e canções, com rosas e santos rosários nas mãos, os participantes percorreram um trajeto de cinco quilômetros desde a Catedral São Luiz Gonzaga até o Santuário das Mães, onde foi realizada a missa campal presidida pelo bispo da Diocese de Novo Hamburgo, Dom João Francisco Salm.
"Somos todos envolvidos em uma grande construção, de uma comunidade natural, humana, com todos que têm problemas, que lutam... Isso tem muito a ver com a igreja, que é de um povo peregrino", destacou o bispo em sua mensagem.
"Somos neste mundo um povo caminhante, a humanidade é caminhante e, neste caminho, é que vamos procurando nos entender, nos ajudar, contando com a proteção de Maria, que é nossa mãe, com a ajuda de Deus, no caminho de conversão."
Pedidos aos filhos
Sob o lema "Maria a vocacionada do Pai", a romaria foi o momento para as mães realizarem orações pelos seus filhos. Assim foi com a empresária Miria Boll, 58 anos; com a diarista Maria Isabel Bittencourt da Silva, 66; com aposentada Regina dos Santos, 62; e com a cozinheira Maria Manuela Freitas da Rosa, 60.
Teve mãe que pediu bençãos de forma geral aos filhos e aquelas que fizeram pedidos específicos, como saúde, emprego, paz e que sigam um bom caminho.
A aposentada Regina estava ao lado da filha Greiciele dos Santos, 35. "É incrível. Por muitos anos, não consegui participar, porque eu trabalho aos domingos, e hoje foi uma graça de Deus. Estou muito emocionada", definiu.
"Meus filhos são incríveis e maravilhosos e sempre peço a graça de Maria para me ajudar a criá-los em um bom caminho e a seguirem do jeito que são", comentou Miria, mãe de Francine e Fernanda, que levou a imagem de Maria, assim como costuma fazer em suas viagens.
A diarista Maria Isabel saiu de São Leopoldo para acompanhar a romaria. "Vim porque tive muitas graças recebidas e aos meus quatro filhos peço saúde, paz e emprego", declarou, segurando uma rosa amarela.
A imagem da Santa chegou ao Santuário por volta das 11 horas para a missa campal. Maria Manuela estava entre as quatro mulheres que carregavam o andor. "É uma emoção como mãe, peço força e ajuda. Que Ela sempre abençoe as famílias, os pais e especialmente os filhos", frisou.
Ao longo do trajeto, a Guarda Municipal acompanhou os fieis. A estimativa de dois mil participantes é da própria GM.