A programação da Semana Santa contou com missa para a terceira idade e enfermos, com bênção da saúde na Catedral São Luiz Gonzaga, em Novo Hamburgo, na tarde desta quinta-feira (28). Mas à noite, foi que aconteceu um dos momentos mais aguardados da celebração: missa da instituição do sacerdócio da Eucaristia e o Lava-Pés.
O Lava-pés é um ritual cristão que simboliza a humildade e o serviço ao próximo. Ele é associado com a Última Ceia de Jesus Cristo com seus 12 discípulos, conforme registrado nos evangelhos do Novo Testamento da Bíblia, especificamente em João 13:1-17. Segundo esse relato, durante a Última Ceia, Jesus lavou os pés de seus discípulos como um ato de humildade e amor.
Sobre a escolha das 12 pessoas que receberam o Lava-Pés das mãos do bispo Dom João Francisco Salm, a coordenadora da liturgia Elenice Silveira, explicou que os selecionados fazem parte de movimentos sociais. “Nós escolhemos como tema neste ano, a fraternidade, que é a amizade social. Fizemos uma integração dos movimentos pastorais e serviços da catedral. Então quem faz parte de todos os movimentos foi selecionado um ou dois de cada, pensando nessa união entre os grupos. Pela amizade social, homens e mulheres, foi assim escolhido”, disse.
O que vem por aí:
Nesta Sexta-feira Santa (29), ocorre vigília na Capela São Miguel das 8h às 12h, e Via Sacra na Catedral São Luiz Gonzaga, às 9 horas. Às 15 horas, na Capela e na Catedral, haverá celebração da paixão e morte de Cristo.
A procissão da Via Sacra terá início às 19h30, na Capela, partindo em direção à Catedral. Um ônibus estará disponível às 18h30 na São Luiz para levar os fiéis até a São Miguel.
No Sábado Santo (30), ocorre a vigília pascal às 19 horas na Capela e às 20h na Catedral. Por fim, no Domingo de Páscoa (31), haverá missa de Páscoa da Ressurreição do Nosso Senhor às 8h30 na Capela, e Às 8h, 10h, e 19 horas na Catedral.