Obras à vista

Revelado mais um projeto em terreno milionário da Trensurb ao lado do Bourbon Shopping

Trensurb e IFSul se reuniram para tratar dos detalhes do projeto dos novos empreendimentos no quarteirão que fica na área central de Novo Hamburgo

Publicado em: 09/09/2024 11:54
Última atualização: 09/09/2024 12:05

Além da nova sede do campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (IFSul) de Novo Hamburgo, o quarteirão localizado ao lado do Bourbon Shopping também terá um edifício-garagem.

Na sexta-feira, a instituição de ensino e a Trensurb tiveram mais uma reunião para tratar sobre a oficialização da doação da área e qual porção a empresa pública vai ocupar. O terreno tem 14,5 mil metros quadrados e foi desapropriado em 2012 para a construção de um complexo de integração intermodal.


Projeto mostra como pode ficar o quarteirão do lado do shopping, em Novo Hamburgo Foto: Reprodução/IFSul

CASO ANNA PILAR: "Não compreendo tua partida tão prematura", diz pai um mês depois de menina ser assassinada pela mãe

Agora, além de ser um ponto de ligação entre o trem e as linhas de ônibus, também vai abrigar uma unidade de educação gratuita para 1,2 mil alunos.

Conforme o diretor do IFSul, Marcus Ribeiro, o próximo passo agora é uma reunião com a Prefeitura para apresentar a proposta e buscar autorização relacionada ao desenho do passeio público e à construção de uma passarela. Isso porque a ideia é ligar o edifício-garagem com a Estação Novo Hamburgo.

“Possivelmente essa área do prédio-garagem sirva para uma estação de transbordo. Então o ônibus chega ali e estaciona embaixo”, comenta Ribeiro. No entanto, o projeto depende de aprovação e a demanda será apresentada pelos engenheiros do IFSul e Trensurb aos técnicos do Município.

LEIA TAMBÉM: Câmara vai votar sobre congelamento de salários de vereadores, prefeito e secretários por 4 anos em Novo Hamburgo; confira valores


Projeto mostra como pode ficar o quarteirão do lado do shopping, em Novo Hamburgo Foto: Reprodução/IFSul

“Depois disso, se bate martelo só para questão de adaptar o desenho, o projeto ao terreno e as leis municipais”, complementa. Por meio da assessoria de imprensa, a Trensurb informou que não tem novidades sobre o assunto.

A reunião de sexta-feira, que foi realizada virtualmente, também foi acompanhada pelo engenheiro civil e diretor de Projetos e Obras do IFSul, Michel Formentin de Oliveira. De acordo com ele, os próximos passos serão a definição da porção do terreno que ficará com instituto.

“Considerando o atendimento às exigências da Prefeitura e a nossa necessidade de espaços”, explica. Segundo Oliveira, qualquer outra ação por parte do instituto só poderá ter seguimento após o IFSul ter domínio da porção do terreno acordada.

CLIQUE PARA LER: Campo Bom, Ivoti e Estância Velha na agenda de debates desta semana


Projeto mostra como pode ficar o quarteirão do lado do shopping, em Novo Hamburgo Foto: Reprodução/IFSul


A proposta inicial é que a nova sede do instituto tenha 9 mil metros quadrados, entre três e quatro prédios, de três a quatro andares, incluindo um ginásio de esportes.

Com isso, o IFSul terá capacidade para atender 1,2 mil alunos, ofertar Pro EJA, modalidade de Educação de Jovens e Adultos voltada à educação profissional na área de mecânica e ainda o curso superior de engenharia, possivelmente, de mecatrônica.

Hoje, a unidade de Novo Hamburgo, no bairro Industrial, conta 300 alunos. É o menor campus da rede IFSul. Além do técnico do ensino médio em mecatrônica, vai ofertar a partir de 2025 o curso de informática.

CONFIRA: Bloqueio total na BR-116 é confirmado na tarde desta segunda-feira; saiba o trecho

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas