A Reparasul – Feira de Autopeças e Reparação Automotiva, que abriu a 5ª edição nesta quarta-feira (15), pode provar que o universo automobilístico é moderno, tem alto-brilho e até perfumado. Com mais de 70 expositores, o evento que ocorre na Fenac até sábado (18), reúne empresas que apresentam as novidades do setor de reparação automotiva e autopeças.
Realizada pela Fenac Experiências Conectam, a feira movimentou os pavilhões no primeiro dia, com produtos e equipamentos tanto para profissionais quanto para o consumidor final. Para o gerente de marketing e coordenador da Reparasul, André Macedo, a feira se consolida como oportunidade de negócio para um segmento que está em expansão. “Atrai desde o dono da oficina até o mecânico, porque traz as novidades em termos de equipamentos e também o conhecimento na área.”
Além dos estandes, a Reparasul realiza palestras gratuitas, na Arena do Conhecimento. A proposta é promover atualização dos profissionais. As palestras são gratuitas. “O possível empreendedor do setor também é um aspecto que temos destacado muito nas feiras profissionais da Fenac. Temos focado também no futuro empreendedor do ramo, porque ele consegue vir aqui e entender como funciona o setor, consegue ver custos e consegue avaliar”, observa Macedo, citando a presença da Sicredi Pioneira, que está presente da Reparasul com linhas de crédito para empreendedores.
A entrada na feira é gratuita, mediante credenciamento através do site www.reparasul.com.br. A feira é destinada aos profissionais do setor. É proibida a entrada de menores de 14 anos.
Para conhecer testar e tirar dúvidas
Ao redor de uma réplica de automóvel em tamanho menor, pessoas observavam o funcionamento de painéis e sistemas elétricos. “Aqui eles aliviam suas dores”, brinca o representante de uma empresa de Mairiporã (SP), Paulo Ricardo Camargo, pela primeira vez na Reparasul. A empresa trouxe uma série de equipamentos que servem para fazer testes. São usados por profissionais que fazem a triagem nos veículos, para evitar perdas. A demonstração apresentava testes na parte elétrica dos veículos e no sistema de injeção. Este ano, o evento também faz demonstrações de conserto em latarias no veículo inteiro, o que ocorre na Oficina Modelo. Até o ano passado, eram ajustadas apenas partes dos carros.
Carro brilhando e protegido
A estética automotiva oferece produtos tanto para profissionais cujas oficinas são especializadas em “embelezar” carros, quanto para os apaixonados pelo veículo. E vai além do brilho na lataria. Conforme explica o expositor Lucas Soriano Furquim, que tem empresa em Porto Alegre, existem produtos, como películas de cerâmica, por exemplo, que proporcionam proteção a danos, como os causados por intempéries.
Entre os produtos mais procurados, Furquim destaca soluções como o “vidro líquido”, que consiste em uma camada de cerâmica sobre o verniz do veículo, que, além de realçar a cor, serve como proteção da pintura.
A linha de produtos que oferece um “banho de brilho” nos carros pode ser vendida tanto para empresas especializadas, como também para aquelas pessoas que tem como hobby lustrar o automóvel. “Existem acabamentos que mantém o carro com aspecto de limpeza por mais tempo. Tem aqueles que proteger de abrasões leves, como a acidez da chuva”, aponta Furquim, ao explicar que o nível de proteção da lataria vai depender do tipo de produto empregado e do grau de proteção.
Oficina modelo recupera lataria
Pela primeira vez na Reparasul, a Oficina Modelo traz carros inteiros para fazer conserto na lataria. Em anos anteriores, eram levadas apenas as peças para demonstrar o reparo. O local é ancorado pela Nordeste Tintas e conta com outras empresas parceiras, que trazem produtos de segmentos como pintura, abrasivos, equipamentos de polimento e funilaria.
“Juntamos todos os parceiros e fazemos o reparo, mostrando a tecnologia dos produtos”, pontua o gerente comercial da Nordeste Tintas, Rodrigo Peteffi Camargo. No primeiro dia de feira, a Oficina Modelo fez o reparo no para-lama de um veículo.
“Hoje em dia temos produtos com tecnologia UV (ultravioleta) que secam mais rápido. Dependendo da lâmpada usada pode secar em até três segundos”, observa Camargo. Outra novidade na Oficia são aspiradores de pó automotivos, que, ao mesmo em que lixam a lataria, sugam o pó. Isto torna o ambiente de trabalho das oficinas mais limpo e seguro para os profissionais.
Toque de personalidade e limpeza
O ramo de estética e lavagem de carros também tem espaço. De Canoas, a expositora Luciane Da Mais, apresenta produtos que servem para higienizar os veículos por dentro e também dar um toque de brilho por fora. Há também uma linha de aromatizantes para os carros. “Temos muita procura de pessoas que têm o carro como hobby e também de motoristas de aplicativo, que querem deixar o carro mais limpo e confortável”, comenta. A empresa participa da Reparasul pela primeira vez neste ano.
Liberato também marca presença na Fenac
Tomado de simplicidade, mas com grande conhecimento, o estande da Fundação Liberato Salzano Vieira da Cunha na Reparasul atrai visitantes. O estudante do curso de Manutenção Automotiva, Oscar Luiz da Silva explica sobre o funcionamento do veículo a partir de um modelo mecânico que simula como é um automóvel. É a partir do funcionamento daquelas engrenagens que ele explica cada detalhe da mecânica e também ressalta todo o conhecimento envolvido no curso. Oscar parte de exemplos teóricos, como “saber para quê serve a Lei Ohm”, para explicar o funcionamento e a manutenção dos carros. “O curso da Liberato oferece uma formação mais ampla sobre a manutenção automotiva. É diferente do conhecimento empírico.” A presença da Liberato na Reparasul serve para divulgar o curso da instituição.
Mulheres ganham espaço na Reparasul
A presença de mulheres dentro das oficinas e também no mercado automotivo como um todo é o negócio da start up Instituto MV8. Liderada pela empreendedora Eva Paiva, a empresa é voltada à inclusão e capacitação de mulheres na indústria automotiva. Na Reparasul, a MV8 divulga seus serviços, que atendem mulheres que já trabalham no setor e que buscam aperfeiçoamento, e também atende empresas, fornecendo mão de obra feminina e capacitações de equipes, promovendo equidade de gênero nas indústrias e boas práticas com princípios de ESG (conceito que reúne as políticas de meio ambiente, responsabilidade social e governança).
LEIA TAMBÉM