A Guarda Municipal de Novo Hamburgo recolheu oito motocicletas de motoboys durante uma ação na noite desta terça-feira (23). De acordo com a Secretaria Municipal de Segurança, os veículos foram autuados por estarem sendo utilizados para transporte de mercadorias sem estarem aptos para esta a finalidade, conforme imposto por lei.
Das abordagens, cinco foram feitas na Avenida Nicolau Becker, no bairro Guarani, duas na Rua José do Patrocínio, no bairro Rio Branco e uma na Rua Paraíba, no bairro Pátria Nova.
A administração municipal afirma que, apesar das fiscalizações no trânsito serem rotineiras, esta ação também teve como fundamento “responder a denúncias proferidas por pedestres, condutores e motociclistas dando conta de irregularidades cometidas no trânsito por alguns profissionais de entregas de mercadorias que deixam de cumprir a Lei Federal nº 12.009/2009”.
A lei citada regulamenta o exercício das atividades dos profissionais em transporte de passageiros, em entrega de mercadorias e em serviço comunitário de rua e “motoboy”, com o uso de motocicleta, e altera o código de trânsito brasileiro.
Nas redes sociais, motoboys denunciaram a ação e se mostraram revoltados. “Guarda Municipal de NH prendendo motos por não ter placa vermelha e exigindo um curso de motoboy que na cidade não tem nenhum órgão que exerce”, disse em vídeo um dos motoboys autuados. “Como é que a gente vai ter um curso de motoboy sendo que na cidade não tem nenhum órgão especializado para fazer isso”, questionou.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags