TRANSPORTE PÚBLICO

"Quero pedir desculpas a todos os usuários que estão passando por esses transtornos", diz prefeita sobre atraso dos ônibus

Usuários enfrentam atrasos nas linhas de ônibus desde sábado (27), quando a Viação Santa Clara assumiu o serviço na cidade

Publicado em: 29/04/2024 13:49
Última atualização: 29/04/2024 14:10

No terceiro dia de operação da nova empresa de transporte público de Novo Hamburgo, que assumiu o serviço no sábado (27), usuários seguem sofrendo com atrasos nas linhas de ônibus

Através das redes sociais, a prefeita Fatima Daudt se manifestou sobre a situação e disse estar supervisionando todo o processo.


Paradas lotadas após atraso dos ônibus em pontos de Novo Hamburgo Foto: Isaías Rheinheimer/GES-Especial

No comunicado, a prefeita informa que marcou uma reunião para hoje (29), com todos, "para que reportem todos os problemas que ocorreram durante o dia, para que esses problemas não venham a ocorrer nos próximos dias". 

Fatima ainda pediu desculpas à população pelos atrasos que enfrentam desde sábado. "Quero pedir desculpas a todos os usuários que estão passando por esses transtornos, mas dizer que, nós estamos aí, com uma grande frota nova de ônibus, circulando pela cidade com muita tecnologia, e eu estou exigindo das equipes técnicas que tudo funcione o quanto antes", disse.

Confira o vídeo abaixo:

A assessoria de imprensa da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação também se manifestou por meio de nota enviada à reportagem nesta segunda-feira (29), informando que "está em constante contato com a empresa Visac-RS, responsável pelo transporte coletivo da cidade, exigindo que a grade de horários e as linhas de ônibus sejam cumpridas em sua integralidade o mais rapidamente", afirmou.

"O Município entende que a mudança radical após mais de 50 anos com as antigas empresas é complexa e com eventuais transtornos nos primeiros dias, o que demanda algum tempo de adaptação", completou a secretaria.

A secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Roberta Gomes de Oliveira, também lamentou os atrasos. “Pedimos desculpas pelo atraso em alguns horários devido a problemas variados, mas estamos em contato permanente com a empresa para que isso seja superado o quanto antes.”

O que diz a Visac

Informações apuradas pela reportagem indicam que os atrasos seriam motivados, inclusive, pela falta de ônibus para atender a demanda de itinerários da cidade. Contudo, por meio de nota, a Visac-RS afirma que "não procede a informação de que não há ônibus suficientes para atender a demanda".

Sobre os atrasos, a empresa diz que "serão analisados no final do expediente com a leitura do sistema, mas podem ter ocorrido por dificuldades com tecnologia embarcada (bilhetagem eletrônica)". Afirma, ainda, que "não há registro de linhas que não tenham sido cumpridas".

A Visac também argumenta na nota que "reclamações de ônibus com muitos passageiros pode ser reflexo de alguns atrasos, fazendo com que usuários 'da próxima viagem' acabem pegando aquela em curso".

Entrevista com gerente da Visac

Mais cedo, em entrevista para a Rádio ABC 103.3, do Grupo Sinos, o gerente da Visac-RS, Fernando Silveira, disse que eventuais atrasos podem acontecer. "Pode, não deve, mas pode acontecer algum atraso quando a gente fala numa troca de serviço.

O momento é de ajudar a normalizar. Sábado tivemos problemas de linhas, ontem foi melhor, e hoje, eu digo que o resultado, apesar do volume ser infinitamente maior, o resultado já foi melhor", afirmou. 

Veja a nota da Visac na íntegra

"A Visac-RS esclarece que toda a sua equipe está envolvida no trabalho para melhor atender o cidadão de Novo Hamburgo. Não procede a informação de que não há ônibus suficientes para atender a demanda. Desde as 4:50 os veículos começaram a sair da garagem para cumprimento dos itinerários e horários.

Os atrasos registrados durante a manhã serão analisados no final do expediente com a leitura do sistema, mas podem ter ocorrido por dificuldades com tecnologia embarcada (bilhetagem eletrônica). Não há registro de linhas que não tenham sido cumpridas.

Reclamações de ônibus com muitos passageiros pode ser reflexo de alguns atrasos, fazendo com que usuários “da próxima viagem” acabem pegando aquela em curso.

A Visac trabalha com cinco tamanhos de veículos, que vão de 16 passageiros (vans) aos articulados, para 60 passageiro sentados, mais a quantidade de passageiros que ficam em pé de acordo com a NBR 15.570."

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas