abc+

LATROCÍNIO

"Queria ter salvado ele", lamenta filho de idoso morto durante tentativa de assalto em Novo Hamburgo

Idoso esperava a neta em frente ao residencial onde mora a família, no bairro Canudos, quando foi abordado por dois criminosos

Juliana Dias Nunes
Publicado em: 19/08/2023 às 20h:01 Última atualização: 17/10/2023 às 19h:12
Publicidade

Por pouco os disparos que atingiram o idoso Roque Winter, de 66 anos, não fizeram outras vítimas. No início da tarde deste sábado (19), o aposentado estava na frente do Residencial Jardim Alegre, localizado na Rua Alfredo Marotzki, no bairro Canudos, em Novo Hamburgo, esperando a neta de apenas 4 anos quando foi abordado por dois homens armados que anunciaram um assalto. Winter reagiu, foi baleado e morreu no local

Idoso é morto durante tentativa de assalto em frente a residencial no bairro Canudos, em Novo Hamburgo | Jornal NH



Idoso é morto durante tentativa de assalto em frente a residencial no bairro Canudos, em Novo Hamburgo

Foto: Juliana Nunes/GES-Especial

Quando Roque foi atingido pelos tiros a neta ainda estava dentro do apartamento, assim como o outro neto, de 11 anos, e sua nora. O filho Márcio Winter estava trabalhando no negócio da família e ficou consternado ao chegar no local do crime. A vítima iria levar a neta ao coral, algo que faziam todos os sábados.

“Eu queria ter salvado ele. De repente se eu estivesse em casa. Como pode isso? Ele veio buscar a neta para levar ao coral. Era um homem bom, ia na igreja, se dava bem com todo mundo. Não existe mais lugar seguro”, diz Márcio.

Ainda segundo o filho de Roque, sua esposa ouviu os tiros enquanto estava dentro do apartamento no condomínio. Outros moradores do entorno apareceram no local na sequência, mas a maioria diz não ter escutado os disparos. 

Os vizinhos relatam também que a área é considerada calma e sem ocorrências deste tipo. “Aqui é bem residencial mesmo, eu nunca tinha visto uma coisa destas”, comentou uma vizinha que prefere não se identificar.

Roque era aposentado e atuou durante anos no polo petroquímico. Ele era morador da Avenida Maurício Cardoso, também na cidade.

O crime

O crime aconteceu por volta das 12h40. Segundo o segurança do condomínio, imagens gravadas por câmera de segurança mostram dois homens em uma motocicleta prata subindo e descendo a rua diversas vezes enquanto Roque aguardava sua neta dentro do carro, um Fiat Cronos.

Assim que saiu do carro, a vítima foi abordada pela dupla. Ao tentar lutar com os assaltantes, eles dispararam três tiros, dos quais dois atingiram o idoso. Conforme os peritos que estiveram no local, um dos disparos atingiu o ombro de Winter, e o outro foi dado pelas costas, enquanto ele tentava fugir. Este, teria atingido o pulmão da vítima.

Roque Winter acabou caindo na guarita em frente ao condomínio, onde morreu. Os criminosos fugiram sem levar os pertences nem o carro.

O caso é investigado pela Polícia Civil (PC) como latrocínio. “Foi latrocínio porque eles queriam levar o carro da vítima. O senhor reagiu, tentou tirar a arma, e foi atingido. Os dois homens fugiram em uma moto prata”, explica o chefe de Investigação da 3ª Delegacia de Polícia de Novo Hamburgo, inspetor Ivan Carlos da Silva, que esteve no local do crime.

Policiais civis e militares fizeram buscas pelos criminosos durante a tarde deste sábado. De acordo com o delegado Alexandre Quintão, que investiga o caso, até as 20 horas ninguém havia sido preso.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade