A tempestade causada pela formação de um ciclone bomba no oceano trouxe fortes ventos e chuva intensa ao Vale dos Sinos entre a noite de domingo (1º) e a madrugada desta segunda-feira (2). Em Novo Hamburgo, os moradores da Rua Campinas, no Centro, enfrentaram horas de isolamento devido à queda de dois postes de madeira apodrecidos, que ficaram atravessados na via e impediram o trânsito no local.
CONFIRA AINDA: Asfalto cede com chuva intensa e erosões enormes alteram trânsito em Novo Hamburgo
Os postes, derrubados pelo vendaval por volta das 22 horas de domingo, bloqueavam a entrada do Edifício Barcelos, além de um prédio residencial, uma oficina mecânica e uma residência. O isolamento durou até as 13 horas desta segunda-feira, quando, após contato da reportagem com a Defesa Civil, uma equipe foi enviada para remover os postes e liberar o tráfego.
PREVISÃO DO TEMPO: Rio Grande do Sul segue sob alerta do Inmet para tempestades
Alexandre Ernesto Becker, 74 anos, empresário aposentado e morador do edifício, criticou a demora no atendimento. “Só depois que reclamamos para a imprensa é que vieram liberar a via. Estamos desde ontem à noite tentando contato com a Defesa Civil e a RGE, mas não conseguíamos resposta”, explica.
Com trânsito livre, moradores seguem sem luz e internet
Apesar da liberação da rua, os transtornos persistem. Os moradores da área afirmam que continuam sem energia elétrica e internet, bem como sem previsão de restabelecimento dos serviços. Gilmar da Silva, proprietário de uma oficina mecânica na Rua Campinas, lamentou os prejuízos causados pelo isolamento. “Passei a manhã inteira cancelando clientes porque ninguém conseguia chegar até aqui”, frisa.
SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!
Ambos moradores ainda criticam a existência e a falta de manutenção dos postes de madeira. “Nós sabíamos que estes postes iam cair a qualquer momento, pois estavam completamente podres, com a base corroída. Sorte que não caíram sobre alguém ou algum carro”, afirma Silva.
LEIA TAMBÉM