A redação do Grupo Sinos recebeu na manhã de quinta-feira (29) uma visita inusitada. Um carcará pousou em uma árvore de pinos, no terreno ao lado da sede do Grupo Sinos, onde ficou por alguns minutos.
CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER
A equipe de reportagem aproveitou e fez alguns registros da ave que, embora seja chamada popularmente de gavião carcará, é um falcão. “Ele é um parente um pouquinho distante, assim, das águias e dos gaviões”, comenta o professor do curso de Ciências Biológicas da Universidade Feevale, Marcelo Pereira de Barros.
ACOMPANHE: SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!
Ele explica que essa espécie é o Caracara Plancus, com a característica de ter um “topetezinho” negro e a pata amarela, podendo chegar à envergadura de 1,2 metro com as asas abertas. “Eles não são perigosos. Na verdade fazem uma limpeza diária de terrenos bem interessante, porque eles comem pequenas serpentes, aranhas, insetos e, por isso, a importância da preservação”, explica.
FIQUE POR DENTRO: ENTRE NO NOSSO CANAL NO WHATSAPP
“A gente vê esses animais desde a parte mais alta das árvores, em edifícios, e são comuns na praia, comendo invertebrados no mar”, finaliza.
LEIA TAMBÉM