REUNIÃO EM BRASÍLIA

Projetos da previdência aprovados em Novo Hamburgo podem entrar em vigor, diz ministério

Prefeita Fatima Daudt informa que técnicos da Previdência Social consideraram válido todo o processo adotado pelo Executivo

Publicado em: 27/04/2023 19:02
Última atualização: 05/03/2024 08:08

Nesta quarta-feira (26), o Ministério da Previdência Social informou que os três projetos que compõem a reforma previdenciária de Novo Hamburgo, aprovados pela Câmara Municipal nos dias 5 e 10 de abril, têm validade e podem entrar em vigor. A afirmação foi feita durante uma reunião em Brasília da prefeita Fatima Daudt com técnicos da pasta.

Ministério da Previdência informa que projetos aprovados em Novo Hamburgo podem entrar em vigor Foto: Prefeitura de Novo Hamburgo

Ao lado do secretário municipal da Fazenda, Betinho dos Reis, e da procuradora-geral do Município, Fernanda Luft, Fátima teve um encontro breve com o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi. Em seguida, com a equipe do ministro, ela falou mais sobre o déficit atuarial do Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores Municipais de Novo Hamburgo (Ipasem), que é estimado em R$ 2,6 bilhões nos próximos 35 anos. Foram apresentados ainda os estudos técnicos realizados e que resultaram no conjunto de projetos encaminhados para votação dos vereadores.

“Todo o processo adotado pelo Executivo foi considerado correto pelo Ministério da Previdência, atestando que os três projetos já aprovados pela Câmara são válidos e podem entrar em vigor”, comentou a prefeita. “Dos municípios que têm regime próprio de previdência, como é o caso de Novo Hamburgo, cerca de 30% conseguiram aprovar a reforma até o momento. O desafio é grande pelo País. Por isso, o Ministério da Previdência destacou a necessidade de conscientização sobre o tema e aprovação das reformas nos municípios”, complementou Fatima.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas