Nesta quarta-feira (26), o Ministério da Previdência Social informou que os três projetos que compõem a reforma previdenciária de Novo Hamburgo, aprovados pela Câmara Municipal nos dias 5 e 10 de abril, têm validade e podem entrar em vigor. A afirmação foi feita durante uma reunião em Brasília da prefeita Fatima Daudt com técnicos da pasta.
Ao lado do secretário municipal da Fazenda, Betinho dos Reis, e da procuradora-geral do Município, Fernanda Luft, Fátima teve um encontro breve com o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi. Em seguida, com a equipe do ministro, ela falou mais sobre o déficit atuarial do Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores Municipais de Novo Hamburgo (Ipasem), que é estimado em R$ 2,6 bilhões nos próximos 35 anos. Foram apresentados ainda os estudos técnicos realizados e que resultaram no conjunto de projetos encaminhados para votação dos vereadores.
“Todo o processo adotado pelo Executivo foi considerado correto pelo Ministério da Previdência, atestando que os três projetos já aprovados pela Câmara são válidos e podem entrar em vigor”, comentou a prefeita. “Dos municípios que têm regime próprio de previdência, como é o caso de Novo Hamburgo, cerca de 30% conseguiram aprovar a reforma até o momento. O desafio é grande pelo País. Por isso, o Ministério da Previdência destacou a necessidade de conscientização sobre o tema e aprovação das reformas nos municípios”, complementou Fatima.
LEIA TAMBÉM