Na noite desta quinta-feira (12), o auditório da ACI (Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom, Estância Velha e Dois Irmãos) foi palco de uma celebração especial: a formatura dos alunos do Projeto Vencer, promovida pela Fundação Semear, o braço social da ACI-NH/CB/EV/DI e com o apoio de empresas parceiras que acreditam e investem no desenvolvimento dos jovens.
Além da certificação entregue a 15 jovens, com idades entre 16 e 18 anos, o evento, que contou ainda com a presença dos familiares dos formandos, investidores e membros da comunidade, comemorou os 20 anos do surgimento do Projeto Vencer. “A celebração destas duas décadas do Projeto Vencer reafirma o compromisso da Fundação Semear com o desenvolvimento da juventude. A formatura é um marco dessa trajetória, celebrando histórias de sucesso e renovando a esperança em um futuro cheio de possibilidades”, destacou Ana Maria Paslauski, gestora da Fundação Semear e uma das implementadoras do projeto.
Segundo o vice-presidente Administrativo-financeiro da Fundação Semear e Paraninfo da turma de formandos, Natalino Conci, quando se fala em empenho, compromisso, esforço e dedicação, não existe meio termo. “Ou você faz uma coisa bem feita ou não faz”, disse citando Ayrton Senna. Conci ainda ressaltou sua relação próxima com os formandos e destacou o orgulho por suas conquistas.
Por sua vez, Nelson Ramalho, investidor do projeto ao longo de seus 20 anos de existência, foi sincero ao dizer que o objetivo não é mudar a vida de todos, mas de alguns. “Quem são esses alguns? Aqueles que acreditam. Não são os necessariamente os melhores alunos, os mais inteligentes. Quem muda suas vidas e seus destinos são aqueles que acreditam em si, que podem fazer a diferença. E nós somos apenas uma ferramenta para proporcionar a vocês um caminho”, discursou.
Sobre o Projeto Vencer
Criado em 2004, o Projeto Vencer já impactou centenas de jovens ao longo de seus 20 anos de atuação, oferecendo qualificação profissional e apoio na construção de um futuro melhor. “Este marco só foi possível graças ao apoio de investidores que acreditam na força da educação e no impacto social gerado pela iniciativa”, acrescenta Paslauski.
O conteúdo do Projeto Vencer incluiu temas como comunicação e expressão, meio ambiente, cidadania, inclusão digital, saúde e segurança no trabalho, formas alternativas de geração de trabalho e renda, educação para o consumo, entre outros divididos em 400 horas de curso teórico e 400 horas de práticas em empresas parceiras.
Ao longo de 20 anos, o programa se consolidou como uma ponte para o futuro de 350 jovens, promovendo a qualificação básica para atuarem no apoio das rotinas administrativas, aliado ao protagonismo juvenil e à formação cidadã.
Lista de formandos:
- Brenda Candeia dos Santos
- Denis Henrique de Jesus Rocha
- Emily Maiara Tiede de Oliveira
- Évelyn Cristina Henriques Gudes
- Gustavo dos Santos
- João Pedro Altenhofen
- Kemylly Paulo Bueno
- Kétlyn Andriele Tiede da Silva
- Kévin Rodrigues de Oliveira
- Luan Rodrigues de Oliveira
- Maria Eduarda B. Machado
- Matheus de Souza Bueno
- Miriã Isabel dos Santos
- Pedro Henrique Correa Dill
- Ryan Matheus Lima
LEIA TAMBÉM