Imagine uma cena noturna em Lomba Grande. Num beco estreito, sob a penumbra das árvores, uma figura suspeita move-se sorrateiramente. Antes que qualquer ação ilícita se concretize e que qualquer pessoa veja o suspeito, as câmeras do Projeto Monitoramento Comunitário de Lomba Grande, hoje completando dois anos de operação, entram em ação. Com acesso pelo sistema, policiais monitoram a imagem ao vivo e se deslocam antes do crime ocorrer.
Através do Projeto Monitoramento Comunitário de Lomba Grande, cenas semelhantes a essa, que unem o poder da tecnologia, em prol do trabalho da segurança pública, são uma realidade. “O projeto, em dois anos, evoluiu muito”, destaca oCoronel Carlos Daniel Coelho, um dos idealizadores da iniciativa, a qual é parte da Associação de Moradores de Lomba Grande (Amolomba).
Segundo ele, o projeto, que começou com dois pontos de vigilância, hoje abrange trinta câmeras, duas leitoras de placa OCR sincronizadas com o Estado e uma de alta resolução fornecida pela prefeitura de Novo Hamburgo. Lomba Grande está agora completamente cercada, e o projeto incorpora um sistema próprio de verificação de imagens.
Enquanto é celebrado o aniversário dessa iniciativa totalmente voluntária, que iniciou em 21 de dezembro de 2023, vale relembrar o potencial transformador das câmeras que, não apenas na cena hipotética, mas no dia a dia, auxiliaram as forças de segurança na resolução de diversos crimes. O projeto não é apenas uma instalação tecnológica; é um guardião silencioso, um olhar eletrônico, que torna diferenciada a segurança da região.
Além disso, os policiais da Polícia Civil, Brigada Militar e Guarda Municipal têm acesso aos registros, facilitando investigações criminais. O sistema cresceu, com pontos agora todos conectados à internet para suporte às guarnições em serviço. O Coronel destaca a importância dos parceiros, agradecendo por mais de 80 mil reais em equipamentos, em pleno funcionamento, além do sinal de internet em cada ponto, para as guarnições em atividade terem acesso ao sistema.
Tecnologia em prol da segurança
Carlos Henrique Lanzer, empresário e fundador do projeto ao lado do Coronel Carlos Daniel Coelho, apresenta a ISTI Tecnologia LTDA como responsável pela plataforma Shield Vision. Essa integração avançada entre hardware e software viabilizou o crescimento do sistema de vigilância.
Ele explica que a plataforma funciona através da transmissão de dados das câmeras pelos provedores de internet parceiros. As imagens são processadas pelos servidores da ISTI Tecnologia, permitindo compressão, armazenamento e transmissão eficientes. Com mais de 70 servidores públicos credenciados, a plataforma possibilita recursos visualização em tempo real, leitura de placas sincronizadas com sistema da Secretaria de Segurança Pública do Estado RS, além da possibilidade do processamento e reconhecimento facial.
Sistema é acessado somente pela Guarda Municipal, Brigada Militar e Polícia Civil
Coronel Carlos ressalta que as imagens são sigilosas e acessadas apenas pelos órgãos de segurança pública, mesmo sendo uma iniciativa dos moradores de Lomba Grande. Por isso, a verificação das imagens deve ser solicitada diretamente com a Guarda Municipal, Brigada Militar e Polícia Civil de Novo Hamburgo, onde provavelmente, os agentes solicitarão a informação sobre o fato criminoso e o devido registro da ocorrência.
A Secretaria Municipal de Segurança do município destaca o impacto positivo das câmeras na atuação da Guarda Municipal. O sistema permite ampliar a visão estratégica em pontos críticos, sendo estes escolhidos com base nos indicadores de criminalidade. “O sistema de câmeras no Município ajudou a resolver crimes como golpe do bilhete, assalto a mão armada, furtos, pichações e roubos de veículos”, destaca o gerente de videomonitoramento, Rogério Haas.
Para o Comandante do 3ºBPM, Tenente Coronel Jacques Ackermann, o projeto comunitário de Lomba Grande é importante para realização do policiamento ostensivo. “Dessa forma, podemos acompanhar a movimentação de veículos e pessoas em tempo real, prevenindo e reprimindo delitos”.
Mais segurança para moradores e empresários
Claus Eugen Sefrin Kuhn, empresário e morador, compartilha a importância do projeto para a comunidade de Lomba Grande. “Todos se sentem mais seguros. Várias ocorrências foram solucionadas e muitas evitadas com o auxílio das câmeras e o seu monitoramento pelos órgãos competentes. Assim, a comunidade local se sente mais protegida e vem
apoiando este projeto. Também saliento que além das câmeras a comunidade doou material para instalação de pontos de luz e internet e vem sendo muito solícita quando necessita de aporte para manutenção”, conclui ele.
Com uma visão voltada para o futuro, o Projeto Monitoramento Comunitário de Lomba Grande não apenas transformou a proteção local, mas também fortaleceu laços comunitários, evidenciando que a segurança é uma responsabilidade compartilhada.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
-
Tags
- Aniversário do Projeto
- Associação de Moradores de Lomba Grande
- brigada militar
- Câmeras de Vigilância
- Carlos Henrique Lanzer
- Cenas de Crime Resolvidas
- Claus Eugen Sefrin Kuhn
- CleanNet
- Colaboração Comunitária na Segurança.
- Coronel Carlos Daniel Coelho
- Cyberweb
- Giordanna Vallejos
- Grupo Sat Serviços
- guarda municipal
- Hikvision
- Impacto Positivo na Comunidade
- Iniciativa Voluntária
- ISTI Tecnologia LTDA
- LOMBA GRANDE
- policia civil
- PREFEITURA DE NOVO HAMBURGO
- Projeto Monitoramento Comunitário
- Segurança Comunitária
- SEGURANÇA PÚBLICA
- Shield Vision
- SICREDI
- Sistema de Vigilância Avançada
- Tecnologia de Vigilância
- VERO
- Vigilância Eletrônica