abc+

Lei de Incentivo ao Esporte

Projeto Futsal Social retorna com novidades em Novo Hamburgo

Prestes a completar 20 anos, projeto impacta a vida de centenas de crianças e adolescentes

Dário Gonçalves
Publicado em: 17/04/2024 às 21h:11 Última atualização: 19/04/2024 às 16h:47
Publicidade

De volta com as atividades após período de férias, o projeto Futsal Social conta agora com um setor psicossocial para ajudar os alunos em questões de vulnerabilidade psicológica. A equipe multidisciplinar passa a ter dois psicólogos, dois assistentes sociais e seis bolsistas de extensão de psicologia que integraram o Futsal Social neste ano. Além disso, o projeto sofreu alteração em um de seus territórios, saindo do bairro Rondônia e retornando a ter um núcleo no bairro Santo Afonso, enquanto que no Rincão as atividades estão sendo realizadas temporariamente no CIE.

Atividades no núcleo da Roselândia | abc+



Atividades no núcleo da Roselândia

Foto: Dário Gonçalves/GES-Especial

Para o coordenador do projeto, Zeca Brochier, estes incrementos qualificarão ainda mais os atendimentos junto às famílias e as escolas dos educandos. “É o trabalho de continuidade, baseado nos vínculos afetivos, que potencializa as transformações, e estar voltando com uma equipe de trabalho mais ampla e qualificada nos impulsiona a um novo patamar de impacto na vida dos nossos alunos e alunas”, afirma.

O reencontro entre os alunos e professores aconteceu no dia 8 de abril para os núcleos Boa Saúde, Roselândia e Vila Redentora (Diehl). Já no dia 9, o retorno aconteceu nos bairros Santo Afonso, Rincão e Canudos. Neste ano, celebra-se o vigésimo ano de atividades do projeto, sendo o décimo terceiro com recursos da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte.

Coordenador de núcleo nos bairros Roselândia e Canudos, Fernando Dias explica que, além de desenvolver a parte esportiva, o projeto também auxilia, graças aos psicólogos, a identificar problemas que muitas vezes as próprias famílias desconhecem. “Nós conversamos com eles, com as escolas sempre que identificamos um comportamento que não é normal. Às vezes as famílias acabam se chocando por uma ou outra situação, mas conseguimos encaminhar da melhor maneira possível”, afirma.

Ao todo, são mais de 600 meninos e meninas de 7 a 17 anos da rede pública de ensino de Novo Hamburgo. Entre eles, estão os amigos Lukas Barboza e Saimon Tormes, ambos de 11 anos. Enquanto o primeiro está no projeto há dois anos, o outro já integra desde 2019. “Eu gosto muito de vir pra cá, mesmo sendo longe da minha casa e demora pra eu vir a pé”, comenta Saimon. “A gente se diverte e consegue aprender muitas coisas por aqui”, acrescenta Lucas.



Projeto ocorre duas vezes por semana

Nas segundas e quartas-feiras, as atividades acontecem no bairro Boa Saúde na Praça CEU (Rua do Bosque, s/nº), na Vila Redentora (Diehl) na EMEB Professora Adolfina Diefenthäler (Rua Helmuth Ruckert, 111); e Roselândia na Associação de Moradores (Rua Aquarius, 962).

Já nas terças e quintas-feiras, os encontros ocorrem no bairro Canudos no ginásio anexo EMEB Tancredo Neves (Rua Bruno Werner Storck, 167); no Rincão, temporariamente, no Centro de Iniciação ao Esporte – CIE localizado no Parque do Trabalhador (Rua Boa Saúde, s/nº); e no Santo Afonso na Praça da Juventude (R. Honduras, 150).



O projeto Futsal Social é uma realização da União Jovem do Rincão (UJR) em parceria com a Universidade Feevale, por meio da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão (Proppex). Conta, ainda, com o apoio da Prefeitura de Novo Hamburgo e de empresas através da Lei de Incentivo ao Esporte.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade