ECONOMIA
Procura por presentes movimenta o comércio na região nos dias que antecedem o Natal
Em Novo Hamburgo, o movimento estava tranquilo na manhã deste sábado (16). A expectativa é de que a procura aumente durante a semana; saiba o motivo
Última atualização: 16/12/2023 14:14
Há oito dias do Natal, muita gente aproveitou a manhã de sábado (16) para garantir as compras de presentes para amigos e familiares. No centro de Novo Hamburgo, sem filas e com lojas de prateleiras cheias, foi possível escolher os produtos com tranquilidade.
A data festiva é a principal data do comércio e deve injetar na economia do Brasil R$ 74,6 bilhões segundo projeção Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). A maior movimentação no comércio é esperada a partir quarta-feira (20), quando será depositado o 13º salário.
Acompanhado do filho Cristian Ever, 10 anos, o confeiteiro Alexandre da Rosa Ever, 45, já adquiriu o presente do menino. Uma piscina para ajudar a aliviar as altas temperaturas dos últimos dias. Além disso, ele também comprou travesseiros. “Hoje está calmo e com clima bom para fazer as compras”, disse ele.
Já a dona de casa Ana Costa, 42, comprou roupas para as filhas. Enquanto a bebê Alícia Costa, 2, ficou em casa, a adolescente Júlia Costa, 14, foi junto com a mãe e escolheu as peças que mais gostou. “Tem bastante variedade, não dá para reclamar”, comentou Ana.
Lojista aposentada, Nanci Margarida de Zorzi, 71, foi para o comércio para comprar o seu próprio presente. “Eu me dei um liquidificador e uma escola secadora”, declarou sorridente. Na companhia da afilhada Gabriela Hartmann de Zorzi, 10, deixou que a menina escolhesse seu presente que aproveitou a oportunidade e montou um kit com produtos de maquiagem e beleza. “É muito bom estar do outro lado e ser atendida por gente simpática. O rapaz que me vendeu as coisas foi muito simpático”, garantiu.
Conforme o levantamento do CNDL e SPC, realizada pela Offerwise Pesquisa, de 132,9 milhões de pessoas sairão às compras, sendo que os produtos mais procurados devem ser roupas (60%), perfumes/cosméticos (37%), calçados (36%), brinquedos (33%) e acessórios (21%). Segundo a pesquisa, 76% dos consumidores pretendem realizar compras no comércio local, principalmente nas lojas de departamento (38%) e em shopping center (31%).
Em Novo Hamburgo, para estimularas vendas, ocorre a Campanha Natal Premiado, promovida pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-NH). Neste ano, os prêmios totalizam R$ 80 mil. Os sorteios ocorrerão no dia 13 de janeiro e incluem três motos 0km.