CULTURA
Primavera dos Livros promove encontros entre escritores e leitores em Novo Hamburgo
Sem Feira do Livro neste ano, evento literário é alternativa para encontro entre escritores e leitores
Última atualização: 23/11/2024 20:05
A Praça 20 de Setembro, em Novo Hamburgo, se transforma neste sábado (23) no palco da Primavera dos Livros, um evento dedicado a promover a interação entre leitores e autores. O objetivo é estimular a prática da leitura na cidade.
CONFIRA: ACIDENTE DE TRÂNSITO: Carro de aplicativo capota no bairro Jardim Mauá, em Novo Hamburgo
LEIA TAMBÉM: Alerta de vento no RS: Inmet emite aviso para perigo potencial em áreas do Estado
A programação teve início às 11 horas com uma caminhada, acompanhada por uma banda alemã e um grupo tradicionalista gaúcho, trazendo uma atmosfera cultural e festiva ao evento.
A iniciativa, promovida pelo Conselho Municipal de Política Cultural de Novo Hamburgo (CMPCNH) surge como alternativa à tradicional Feira do Livro, que não ocorrerá este ano devido ao cancelamento da sua 40ª edição.
"Queríamos manter viva a tradição literária da cidade, como um movimento de resistência, mesmo diante do cancelamento da feira, que normalmente conta com uma grande estrutura e ampla participação de editoras e escritores", comenta o escritor Henrique Schneider , membro do conselho.
FIQUE DE OLHO: Tradicionalismo e apoio à prevenção da saúde masculina
O cancelamento da Feira do Livro ocorreu em função de uma decisão do Executivo municipal, baseada em uma lei da cidade. Ela proíbe o uso de recursos públicos em eventos enquanto o decreto de calamidade pública estiver em vigor.
Essa medida de restrição orçamentária, imposta por razões relacionadas as enchentes de maio, afetou diversos eventos culturais e atividades que dependem de financiamento público.
Além das atividades culturais e de integração, a Primavera dos Livros oferece um espaço para a troca de experiências entre escritores de Novo Hamburgo. Como o jornalista Daniel Gruber, finalista do Prêmio Jabuti, e Cleo Oliveira, autora do livro "Onde Moram os Cães", lançado na última terça-feira (19).
O evento também inclui uma ação de doação de livros, incentivando o acesso à leitura para todos os públicos.
ENTENDA: Legado de 10 mulheres vira coleção de histórias em quadrinhos na região
"É uma oportunidade para os cidadãos de Novo Hamburgo se reconectarem com o prazer da leitura, fortalecerem a cultura local de forma acessível e sem depender de grandes investimentos públicos, além de conhecerem os autores locais e a literatura que é produzida aqui", afirma Henrique Schneider, que doou 80 exemplares de sua biblioteca para o evento.
"São contos, poesias, romances. De tudo um pouco", compartilha o autor, destacando que as obras que não forem doadas durante o evento serão encaminhadas para as escolas do município que tiveram suas bibliotecas atingidas pelas enchentes de maio.
SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!
Confira a programação
15h30 – Mesa de debate sobre “Literatura Juvenil” com Milene Barazetti e Marlon Costa.
• 16h15 – Palestra com Dora Lampertsobre seu livro de poesias.
• 17h – Palestra com Daniel Gruber, finalista do Prêmio Jabuti, e apresentação sobre a editora Grifo.
• 17h45 – Mesa de discussão “Vozes da escrevivência: narrativas negras na literatura de Novo Hamburgo”, com Nayane Diaz, Patrian Gomes, Marli Oliveira e Fernanda Rodrigues.
• 18h30 – Show acústico com Carlos Rasch.
• 19h15 – Encerramento.