POLÍCIA
Preso suspeito de matar idoso durante assalto em Novo Hamburgo
De acordo com as investigações, homem de 20 anos é apontado como autor dos disparos que atingiram Roque Winter; crime aconteceu no bairro Canudos no último dia 19
Última atualização: 17/10/2023 19:48
Um homem de 20 anos foi preso na manhã desta sexta-feira (25) suspeito de ter participado do latrocínio em Novo Hamburgo que resultou na morte do idoso Roque Winter, de 66 anos, no último dia 19 de agosto. Ele foi preso no bairro Canudos, o mesmo onde aconteceu o crime.
De acordo com o delegado Alexandre Quintão, titular da 3ª Delegacia de Polícia (DP) da cidade, as investigações apontam que ele teria sido a pessoa que efetuou os três disparos contra a vítima, dos quais dois a atingiram. No momento da tentativa de assalto, ele estava acompanhado de um comparsa, que ainda não foi localizado.
O suspeito que foi preso possui passagem policial por roubo de veículo quando ainda era adolescente, tendo cumprido pena na Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Novo Hamburgo. Além disso, ele tem registros por lesão corporal e ameaça.
A motocicleta utilizada pela dupla na data do crime ainda não foi localizada. No entanto, segundo o delegado, as investigações seguem em andamento e, por isso, mais detalhes sobre as apurações não serão divulgados no momento.
O inquérito deve ser concluído em até nove dias, conforme Quintão.
O crime
O crime aconteceu por volta das 12h40 do último sábado (19). O aposentado estava na frente do Residencial Jardim Alegre, localizado na Rua Alfredo Marotzki, no bairro Canudos, em Novo Hamburgo, esperando a neta de apenas 4 anos quando foi abordado por dois homens armados que anunciaram um assalto. Winter reagiu, foi baleado e morreu no local.
Segundo o segurança do condomínio, imagens gravadas por câmera de segurança mostram dois homens em uma motocicleta prata subindo e descendo a rua diversas vezes enquanto Roque aguardava sua neta dentro do carro, um Fiat Cronos.
Assim que saiu do carro, a vítima foi abordada pela dupla. Ao tentar lutar com os assaltantes, eles dispararam três tiros, dos quais dois atingiram o idoso. Conforme os peritos que estiveram no local, um dos disparos atingiu o ombro de Winter, e o outro foi dado pelas costas, enquanto ele tentava fugir. Este, teria atingido o pulmão da vítima.
Roque Winter acabou caindo na guarita em frente ao condomínio, onde morreu. Os criminosos fugiram sem levar os pertences nem o carro.
O caso é tratado pela Polícia Civil (PC) como latrocínio. "Foi latrocínio porque eles queriam levar o carro da vítima. O senhor reagiu, tentou tirar a arma, e foi atingido. Os dois homens fugiram em uma moto prata", explica o chefe de Investigação da 3ª Delegacia de Polícia de Novo Hamburgo, inspetor Ivan Carlos da Silva.