Fátima Daudt (MDB), de Novo Hamburgo, foi a única prefeita da Região Sul a falar, nesta terça-feira (4), na abertura do curso Big Data para Cidades Inteligentes, do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), que teve participação de cerca de 1,5 mil gestores públicos brasileiros. Na conversa on-line que teve mediação do representante do BID no Brasil, Morgan Doyle, debateram o tema “Cidades Inteligentes no Brasil: Perspectivas e Experiências de Líderes Municipais” os prefeitos Axel Grael (Niterói), Eduardo Braide (São Luís), Eduardo Paes (Rio de Janeiro), Edvaldo Nogueira (Aracaju) e João Campos (Recife).
A primeira aula do curso teve como objetivo a troca de experiências, planos futuros e sugestões para a melhoria da gestão urbana para prestação de melhores serviços aos cidadãos. Em sua manifestação, a prefeita de Novo Hamburgo contou experiências exitosas na saúde e no desenvolvimento econômico que garantiram digitalização dos prontuários dos pacientes e redução drástica no prazo para abertura de empresas.
Fátima também relatou que a cidade de Novo Hamburgo tem uma gestão baseada em dados e evidências. “Com dados confiáveis e disponíveis para consulta de forma inteligente, e em tempo real, é possível analisar e avaliar o cenário antes de tomar decisões e executar ações necessárias. As políticas públicas e as ações de gestão não podem ser implementadas sem critérios objetivos”, comentou.
“Vivemos hoje num mundo com excesso de informação. Tudo está disponível em poucos toques na tela do celular. O grande desafio é analisar dados e cruzar informações relevantes de forma que façam sentido e sejam úteis para a sociedade”, afirmou a prefeita, complementando com um agradecimento ao BID pela realização do treinamento e pelo projeto desenvolvimento em parceria em Novo Hamburgo.
LEIA TAMBÉM