SEU BOLSO

Preço da gasolina aumenta da noite para o dia em Novo Hamburgo e pega motoristas de surpresa

Considerando os preços internacionais do petróleo, a tendência é justamente de queda nas bombas e não o movimento contrário verificado no Vale do Sinos

Publicado em: 14/12/2023 08:52
Última atualização: 21/12/2023 16:51

Os motoristas que circulam por Novo Hamburgo levaram um susto no início da manhã desta quinta-feira (14). O preço da gasolina disparou nos postos da cidade. Na maioria o aumento foi de 40 centavos.


Gasolina amanheceu 40 centavos mais cara em Novo Hamburgo Foto: Arquivo/GES

Postos que vendiam o litro da gasolina comum a R$ 5,16 agora estão vendendo a R$ 5,55. O preço é praticamente padrão em postos da região central, mas é visto também em outras regiões da cidade.

O aumento chama atenção porque, até onde se sabe, não houve qualquer tipo de alteração nos preços praticados pela Petrobras e nem nas alíquotas de impostos que incidem sobre o combustível.

"Tem acontecido de a gasolina subir antes de fim de semana", lamentou um motorista que chegava para abastecer em um posto do bairro Rincão. "Poderia ter abastecido ontem, mas jamais imaginei que haveria esta mudança", comentou.

O forte reajuste acontece justamente quando a expectativa é de redução dos preços. No mercado internacional o barril de petróleo vem sofrendo forte desvalorização nas últimas semanas, passando de 90 dólares no fim de outubro para 73 dólares no início desta semana.

Por conta disso, a Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom) calcula que os preços da gasolina e do diesel estão acima da paridade internacional e que, portanto, existe espaço para cortes por parte da Petrobras.

Segundo a Abicom, a gasolina está 10% acima da paridade, o equivalente a 22 centavos por litro nas refinarias. Já o diesel está 4% acima (14 centavos por litro nas refinarias). No mercado financeiro existe a expectativa de ajuste nos preços ainda neste ano.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas