abc+

CONTRA O CÂNCER

Postos abertos para consultas e ações de prevenção ao câncer de mama; confira como foi o Dia D do Outubro Rosa

Unidades de saúde foram abertas em Novo Hamburgo e Estância Velha para atender a população

Eduardo Amaral
Publicado em: 19/10/2024 às 20h:10 Última atualização: 19/10/2024 às 20h:11
Publicidade

Grávida de dois meses do segundo filho, Andriele Schulz, 19 anos, aproveitou o sábado (18) para fazer exames de rotina tanto para garantir a saúde do bebê quanto a sua. “Fiz exame de sangue, passei pelo nutricionista, ginecologista e dentista”, conta. Ela que aproveitou o atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Santo Afonso, em Novo Hamburgo.

Grávida de dois meses, Andriele Schulz aproveitou o posto aberto para colocar os exames em dia | abc+



Grávida de dois meses, Andriele Schulz aproveitou o posto aberto para colocar os exames em dia

Foto: Eduardo Amaral/GES-Especial

Moradora do bairro, Andriele relembra os dias que ficou sem atendimento na UBS após as enchentes. “Meu posto estava sendo fechado, agora foi aberto de novo”, relata. Mas o funcionamento neste sábado tem um motivo especial e não foi uma exclusividade do bairro. Todas as unidades de saúde da cidade prestaram atendimento em uma atividade que foi chamada de Dia D do Outubro Rosa.

LEIA TAMBÉM: “Não há certo e errado na dança, a regra é ser feliz”: Público lota ginásio da Abamf e se diverte em aulão de dança

O mês que marca o período de conscientização e combate ao câncer de mama também é um momento para ampliar o cuidado geral com a saúde. Assim como Andriele, outras pacientes aproveitaram o dia extra de funcionamento das unidades de saúde para encaminhar tanto exames pré-câncer quanto outras consultas.

Enfermeira na UBS Santo Afonso, Alessandra Rodrigues da Silva de Vargas, destaca como o funcionamento especial permite às famílias uma proximidade maior no cuidado com a saúde. “Sendo sábado, eles podem vir. Hoje atendi três consultas de pré-natal. O primeiro pré-natal veio um casal junto, então isso é possível graças ao fato de ser no sábado, pois marido pode estar presente”, relata.

CONFIRA: CPI DOS ÔNIBUS: Câmara deve votar relatório final no começo da próxima semana

Ações contínuas

Alessandra atua há 14 anos na UBS e diz que ações como estas se tornaram cotidianas, destacando que no próximo mês é a vez de retomar a atenção para os homens com a campanha Novembro Azul, priorizando a prevenção a doenças. “Nosso objetivo enquanto UBS é a prevenção. A ponta está lá no hospital, quando estoura a coisa.”

De acordo com Alessandra, a população vem conseguindo entender a importância de cuidar preventivamente da saúde. “A população, inclusive a masculina, que normalmente procura menos, está vindo fazer controle de pressão, glicemia, consultas para pedir exames de rotina. Os homens estão bem mais conscientes em relação a isso.”

Também ficaram abertas das 8 às 17 horas as UBS dos bairros Canudos, Santo Afonso, Kunz, Liberdade, Primavera e Rincão, além das Unidades de Saúde da Família (USF) Boa Saúde, Iguaçu, Kephas, Lomba Grande, Morada dos Eucaliptos, Mundo Novo, Operário, Petrópolis, Redentora, Rondônia I, Rondônia II, Palmeira (em tenda no pátio da unidade) e Roselândia.

CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Na cidade vizinha

Estância Velha também realizou atividades do Dia D, mas apenas nlo período da manhã deste sábado. Assim como em Novo Hamburgo, além da prevenção ao câncer de mama, os profissionais da saúde também aproveitaram para apresentar medidas de cuidado contra o câncer de colo de útero e atualização das vacinas.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade