NOVO HAMBURGO
Ponto cego no Centro recebe câmeras para desvendar casos de vandalismo e crimes como o golpe do bilhete premiado
Câmeras irão monitorar a circulação de pessoas e auxiliar no controle do trânsito em Novo Hamburgo
Última atualização: 28/12/2023 12:20
Duas novas câmeras de videomonitoramento foram instaladas, na manhã desta quinta-feira (28), na Rua Bento Gonçalves, em um dos acessos ao Calçadão Oswaldo Cruz, no Centro de Novo Hamburgo. O local era considerado um ponto cego da área central no quesito monitoramento em tempo real.
Conforme o gerente de videomonitoramento da Prefeitura, Rogério Haas, uma das câmeras instaladas é fixa e fará o monitoramento exclusivo do Calçadão. A outra, que tem rotação de 360º, será usada para monitorar a circulação de pessoas pelo comércio, além do trânsito. O investimento é de aproximadamente R$ 40 mil.
A decisão de instalar câmeras no local se deve ao índice de ocorrências registradas no perímetro. “Temos muitos atos de vandalismo e até furtos no comércio no Calçadão. Além disso, a Rua Bento Gonçalves é caminho do complexo bancário, e essa câmera 360º vai nos ajudar a prevenir ou desvendar crimes, como do bilhete premiado”, explica Haas.
Além de prevenir ou elucidar crimes, segundo Haas, a instalação de câmeras traz outros benefícios. “Ampliamos a visão das forças de segurança em tempo real e elas [câmeras] aumentam a sensação de segurança para quem circula pelo local”, expõe.
Mais câmeras no Centro
O próximo passo, conforme o gestor, é realizar a instalação de câmeras de monitoramento em outros pontos da área central. O objetivo é de instalar, já no início de 2024, câmeras idênticas na esquina da Rua Marcílio Dias com a Avenida Pedro Adams Filho. Além disso, está em fase de projeto melhorar o monitoramento no entorno da Praça do Imigrante.
Novo Hamburgo tem, atualmente, 670 câmeras de monitoramento e de cercamento eletrônico instaladas em todo o território. “São câmeras que cumprem diferentes funções, mas que fazem o monitoramento urbano, prédios públicos e até escolas”, coloca.
Todas as imagens caem no C3 - Centro de Comando e Controle, que fica junto a sede da Guarda Municipal. Brigada Militar e Polícia Civil também têm acesso em tempo real às imagens.