Um homem foi preso no bairro Canudos, em Novo Hamburgo, na manhã desta quinta-feira (16). A prisão aconteceu quase três meses após a descoberta de um depósito de maconha, usado também como laboratório para o refino de cocaína. A Polícia Civil busca cumprir um segundo mandado de prisão preventiva, mas, até as 10h45, o investigado não havia sido localizado. Também foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão, duas apreensões de veículos e duas quebras de sigilo telefônico.
O delegado Guilherme Dill explica que os investigados seriam os responsáveis por administrar as atividades ilegais do depósito. Do local, que pertence a uma facção do Vale do Sinos, as drogas eram levadas a diversos pontos do Rio Grande do Sul, como a região metropolitana de Porto Alegre, e cidades da Serra e do Sul do Estado.
Depósito descoberto em dezembro
No dia 13 de dezembro, durante a ação policial, foram apreendidos 11 quilos de cocaína e insumos para mistura e preparação da droga, 135 quilos de maconha, quatro prensas hidráulicas para prensar e embalar cocaína, um revólver calibre 38, munição de diversos calibres, balanças de precisão e ferramentas para marcação da cocaína.
Apesar das apreensões, ninguém foi preso na ocasião, porque não havia pessoas no local. Desde então, o grupo é investigado pela Polícia Civil.
LEIA TAMBÉM