Imigração Alemã
Plantio pelo Bicentenário chega a Novo Hamburgo
Ação do Grupo Sinos já plantou 50 mudas em São Leopoldo e ainda levará mais 100 mudas para Canoas e Gramado
Última atualização: 27/06/2024 10:28
O plantio de 200 mudas de árvores pelo Bicentenário da Imigração Alemã chega a Novo Hamburgo nesta quinta-feira (27). No mês de abril, 50 mudas de ipê roxo e ipê amarelo foram plantadas em São Leopoldo, dando início à ação do Grupo Sinos em comemoração aos dois séculos da chegada dos primeiros imigrantes alemães à região.
Outras 50 mudas — além de ipês, também de araçá e de pitangueira — serão distribuídas em quatro pontos da cidade: na Av. Maurício Cardoso (em frente à Escola de Aplicação Feevale e Praça Monsenhor Edmundo Backes), num espaço na Rua General Daltro Filho, além de uma área na Avenida Primeiro de Março (próxima ao trem e Tintas Killing) e em Lomba Grande.
De acordo com o engenheiro agrônomo Guilherme Schaefer, do projeto Arborizar, as mudas de ipê roxo serão plantadas em locais sem fiação elétrica. Já ipê amarelo, araçá e pitangueira serão em locais com fiação elétrica perto. "Além disso, teremos o plantio de um exemplar de espécie de plátano, de maneira simbólica para marcar o bicentenário", detalha. Essa muda será colocada na praça em frente à Igreja da Piedade, em Hamburgo Velho.
Ao todo, a ação garantirá o plantio de 200 mudas distribuídas nas quatro cidades-sede do Grupo Sinos: São Leopoldo, Novo Hamburgo, Canoas e Gramado.
De acordo com o diretor comercial do Grupo Sinos, Carlos Eduardo Gusmão, as 200 mudas são um presente para a comunidade, garantindo a absorção de 32 toneladas de carbono.
O plantio em Novo Hamburgo tem apresentação da Unimed Vale do Sinos e BRDE. Patrocínio da Prefeitura de Novo Hamburgo, Sicredi Pioneira, Instituto Ivoti, Ensinger e Stihl. A promoção é do portal ABC e realização do Projeto Arborizar e Grupo Sinos.