abc+

DESENVOLVIMENTO URBANO

Plano Diretor de Novo Hamburgo: Projeto de lei será votado no fim do ano, estima Comissão

Vereadores farão uma série de reuniões com entidades e associações, além de uma audiência pública sobre o tema em agosto; confira o calendário

Débora Ertel
Publicado em: 28/05/2023 às 15h:33 Última atualização: 26/03/2024 às 17h:00
Publicidade

Depois que a Prefeitura concluiu o calendário de debates sobre a revisão do Plano Diretor Urbanístico Ambiental de Novo Hamburgo, agora é a vez da Comissão Especial da Câmara de Vereadores. Na terça-feira foi realizada a segunda audiência pública, na qual a Urbtec, consultoria técnica contratada pelo Município, apresentou o resumo das propostas.

Entre elas, a alteração do índice construtivo, outorga do direito de construir e ampliação da zona urbana de Lomba Grande.

Comissão do Plano Diretor estima que projeto de lei será votado no final do ano



Comissão do Plano Diretor estima que projeto de lei será votado no final do ano

Foto: Arquivo/GES

De 6 de junho a 19 de julho, a comissão fará reuniões com entidades de classe e associações de moradores para discutir as minutas de projetos apresentadas pela Administração Municipal.

Uma audiência pública será realizada em 1º de agosto, na sede do Legislativo, para apresentar o que os vereadores ouviram da população. Conforme o presidente da comissão, Gustavo Finck (PP), a intenção é elaborar um relatório sobre o assunto até a primeira quinzena de agosto. O documento servirá como subsídio aos 14 legisladores no momento da votação do projeto de lei.

A projeção era que a proposta fosse avaliada pela Câmara entre final de julho e início de agosto. No entanto, a Comissão Especial do Plano Diretor, que ainda conta com Enio Brizola (PT), Felipe Kuhn Braun (PP) e Gerson Peteffi (MDB), estima que o processo seja concluído somente no final do ano. 

A nova rodada de discussões propostas pela Câmara, levando para a população as propostas de alteração apresentadas na audiência final, é vista como positiva pela Associação de Arquitetos e Engenheiros de Novo Hamburgo (Asaec).

Conforme a presidente da entidade, Rosana Opptiz, a diretoria e os associados entendem que ainda há pontos para a Prefeitura precisa esclarecer e também se comprometer. Ela chama atenção para a necessidade da população participar das reuniões.

“O que se vê é gente dizendo que não sabia, que não teve oportunidade de participar. Então, esta nova bateria de encontros da Câmara vai trazer para o público a proposta da empresa”, diz Rosana, fazendo referência à consultoria da Urbtec.

Para a Asaec, embora o Conselho da Cidade (Concidade) seja o órgão mais representativo para opiniar sobre o futuro da cidade, ainda assim não consegue contemplar todas as representações da sociedade.

“Dificilmente vamos encontrar um acordo final e definitivo para essa alteração que está sendo proposta, mas a cidade é grande e tudo precisa estar bem fundamentado”, pondera.

Na avaliação da Associação Comercial, Industrial e de Serviços (ACI), as propostas apresentadas atendem várias demandas discutidas após a primeira audiência, de 2 de fevereiro, além das revisões das minutas realizadas pelo Conselho da Cidade (Concidade).

De acordo com o presidente, Diogo Leuck, há alguns detalhes que devem ser ajustados, como a transferência de índice de aproveitamento de imóveis inventariados, sem desconto das áreas já construídas. Além disso, sugere ajustes na pontuação das práticas sustentáveis para aumento do índice.

Pela proposta, toda a cidade tem índice construtivo 1,5, podendo chegar a dois se o projeto for sustentável. A ACI também chama a atenção para o tamanho de lotes mínimos na zona urbana em Lomba Grande, que variam de 300 metros quadrados a 2,5 mil metros quadrados, conforme a localização.

Datas pré-agendadas pela Comissão:

  • 06/06 – Reunião com Sinduscon, Asaec e Creci/RS
  • 14/06 – Reunião com empresários da construção civil
  • 21/06 – Reunião no bairro Lomba Grande
  • 05/07 – Reunião no bairro Hamburgo Velho
  • 11/07 – Reunião no bairro Centro
  • 19/07 – Reunião no bairro Boa Saúde
  • 01/08- Audiência pública, às 19 horas, na Câmara de Vereadores
Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade