FEIRA DE PEIXES

Piscicultores se preparam para abastecer feiras na Semana Santa; veja receitas e endereços

Despesca ocorre em Lomba Grande para atender a demanda. Saiba quando será a feira de peixes em Novo Hamburgo e região

Publicado em: 27/03/2024 15:19
Última atualização: 27/03/2024 16:41

Às vésperas da Semana Santa, os piscicultores de Novo Hamburgo intensificam os preparativos para a comercialização de peixes frescos.

Despesca em Lomba GrandeGiordanna Vallejos/GES-Especial
Despesca em Lomba GrandeGiordanna Vallejos/GES-Especial
Despesca em Lomba GrandeGiordanna Vallejos/GES-Especial
Despesca em Lomba GrandeGiordanna Vallejos/GES-Especial
Despesca em Lomba GrandeGiordanna Vallejos/GES-Especial

 Carlos Roberto da Rocha, da Emater de Novo Hamburgo, explica o processo de despesca, realizado uma semana antes do feriado religioso: "É feito por meio da diminuição do nível de água do açude, seguido da retirada dos peixes, colocados em tanques para depuração."

Cuidado com a qualidade

Cristine Becker, diretora da Diretoria de Fomento ao Desenvolvimento Rural, destaca a importância da qualidade dos peixes oferecidos na feira: "O principal diferencial é que todos os peixes são extremamente frescos, produzidos em Lomba Grande." Ela ressalta o compromisso com o bem-estar animal e a inspeção rigorosa para garantir a segurança alimentar.

Tradição e diversificação

Para Joel Luiz Alves, piscicultor e pescador da região, a Semana Santa representa não apenas uma oportunidade de negócio, mas também uma tradição: "A gente trabalha o ano todo, para vender os peixes durante a Semana Santa, é uma renda extra”. A diversificação de espécies, incluindo carpa, tilápia, traíra e jundiá, é uma estratégia para atender às preferências dos consumidores.

Feira do Peixe de Novo Hamburgo

A Feira do Peixe de Novo Hamburgo ocorre nesta quinta-feira, dia 28, das 07h às 19h, e na sexta-feira, dia 29, das 07h ao meio-dia. A Feira ocorrerá em dois locais da cidade: na Praça Centenário, entre a Rua Bartolomeu de Gusmão e a Avenida General Daltro Filho, ao lado da UPA Canudos, no bairro Canudos, e em Lomba Grande, na Rua João Aloysio Algayer, número 1238, em frente à Diretoria de Fomento ao Desenvolvimento Rural. Também haverá opção de retirar os pescados diretamente nas propriedades dos piscicultores.

A comunidade poderá adquirir peixes vivos, resfriados ou congelados, e empanados (inteiro, em posta ou filé). Em maior quantidade, os piscicultores colocarão à venda as espécies tilápia e carpas capim, prateada, cabeça grande e húngara. Em menor quantidade, haverá bagre (jundiá), pacu, traíra e dourado.

A fé e a abstinência de carnes

O padre César Worst, explica que a tradição da abstinência de carnes remonta aos tempos apostólicos. “Trata-se da prática da penitência: algum sacrifício corporal que a pessoa faz por uma razão espiritual. Isso ocorre na quaresma e nas sextas-feiras do ano”, disse ele.

Ele detalha que como os peixes e frutos-do-mar nunca foram considerados "carnes de sangue quente", as pessoas optaram, nos dias de penitência, por comê-los sem assim deixar de seguir os preceitos católicos.

Para o padre César, essa distinção se dá por um motivo muito simples: o tempo de digestão dos alimentos. Basta observar: ao consumir a carne de um animal de sangue-frio, em pouco tempo, volta-se a sentir fome - e aí está o espírito penitencial.

“Nos dias como Quarta-feira de Cinzas e Sexta-feira Santa, além da abstinência, temos o jejum penitencial. E o jejum indica a diminuição considerável da quantidade de alimentos ingeridos. Os enfermos e as crianças estão dispensados”, conclui o pároco.


Receita do professor do curso de Gastronomia da Universidade Feevale, Daniel Bonho

800g filé de peixe
2 limões
1/2 xícara de farinha de trigo
2 cebolas médias
1 Lata de tomate pelado
3 dentes de alho
Cebolinha verde
4 colheres de sopa vinagre de maçã
Sal e pimenta-do-reino.

Preparo
Condimentar o peixe com suco de limão, sal, pimenta, deixe no tempero por 40
minutos em geladeira.
Empanar e fritar em óleo quente

Molho
Cortar a cebola em rodelas
Remover o bulbo, o alho e picar
Picar os tomates pelados
Em uma frigideira refogar a cebola quando macia, adicionar o alho picado, refogar rapidamente, adicionar o tomate picado e deixar cozinhar até o volume inicial do molho reduza em 50%.
Cobrir o peixe com o molho e adicionar cebolinha picada, pode ser servido quente ou frio.


Saiba onde encontrar os melhores peixes para a Semana Santa

São Leopoldo

A Feira do Peixe de 2024 de São Leopoldo iniciou nesta terça-feira, 26 de março, e ocorre até o dia 29 de março, no Largo Rui Porto – Avenida Dom João Becker, pirâmides do Ginásio Celso Morbach, Centro de São Leopoldo.

Ao longo do evento, além das três bancas de venda de peixes, serão comercializados peixe frito, chocolates, vinhos e artesanatos. Organizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico (Sedettec), a feira conta com a participação da Economia Solidária e peixeiros. A entrada é franca para a população, e o horário de funcionamento é das 9h às 19h de 26 a 28 de março, e das 9h às 13h no dia 29 de março.

Canoas

A 31ª Feira do Peixe de Canoas ocorre de 26 a 29 de março, das 8h às 20h, de terça a quinta, e das 8h às 12h na sexta-feira. O evento acontece em cinco pontos da cidade: Centro, Mathias Velho, Niterói, Guajuviras e Rio Branco.

Ao todo, 28 comerciantes participarão, oferecendo variedades como bacalhau, camarão, filés e peixes inteiros. Nas bancas dos bairros Mathias Velho e Guajuviras, haverá piscinas com peixes vivos. A expectativa é superar as 40 toneladas de peixes vendidas em 2023.

Sapiranga

A 16ª Feira do Peixe de Sapiranga ocorre de 27 a 29 de março, nos pavilhões do Parque Municipal do Imigrante. Seis piscicultores da área rural da cidade trarão carpas e tilápias vivas para os visitantes escolherem.

Além disso, haverá venda de pães e cucas do grupo Koloniegeschmack. Os portões estarão abertos das 9h às 19h nos dias 27 e 28 de março, e das 8h às 12h no dia 29 de março.

Esteio

A 21ª Feira do Peixe de Esteio ocorre de terça-feira (26) a quinta-feira (28), das 8h às 20h, e na Sexta-Feira Santa (29), das 8h às 12h, no Espaço de Eventos Rei Pelé, no Bairro Santo Inácio.

Além da comercialização de diversos tipos de pescados e frutos-do-mar, a feira oferecerá artigos relacionados à Páscoa, como ovos de chocolates e artesanatos. Haverá também praça de alimentação e apresentações musicais à tarde, nos três primeiros dias.

Montenegro

A Feira do Peixe Vivo de Montenegro é nos dias 27 e 28 de março, com a comercialização do produto em diversos pontos da cidade. As carpas húngara, cabeça grande e prateada serão vendidas a R$ 16,00 o quilo, enquanto a carpa capim e a tilápia custarão R$ 20,00 o quilo. Os horários de funcionamento variam conforme os pontos de venda.

Santa Maria do Herval

No dia 28 de março, a partir das 8h30, a cidade de Santa Maria do Herval receberá sua Feira do Peixe no calçadão, oferecendo uma variedade de peixes vivos e eviscerados, filés e peixes fritos no pão, além de opções de bebidas para acompanhar as refeições.

Ivoti

Embora não haja feira de peixes em Ivoti, uma única ação com venda de peixe ocorre na Colônia Japonesa, no dia 29, oferecendo peixe empanado e peixe assado das 10h às 15h.

Taquara

O evento ocorre de terça (26) à sexta-feira (29), das 8h às 18h, na Feira do Produtor, localizada na Rua Bento Gonçalves. A Feira do Peixe também estará presente na Rua Coberta, junto à Praça da Bandeira, nos dias 27 e 28 de março, no mesmo horário.

Igrejinha

A Feira do Peixe Vivo 2024 em Igrejinha ocorre no Parque de Eventos Almiro Grings nos dias 27 e 28 de março. São 7 piscicultores vendendo diferentes variedades de peixe. Os horários de funcionamento são das 8h às 19h no dia 27 e das 8h às 11h no dia 28 de março.

Parobé

Os piscicultores de Parobé disponibilizarão peixes para a retirada em suas propriedades durante a Semana Santa. Tilápias e carpas estarão disponíveis em diversas propriedades da região.

Imbé

A segunda edição da Páscoa Fest de Imbé inclui a tradicional Feira do Peixe, oferecendo uma variedade de opções de peixes frescos. O evento ocorre na Avenida Nilza Costa Godoy, às margens do Rio Tramandaí, até sábado (30), das 9h às 20h.

Feliz

A Feira do Peixe de Feliz é uma tradição anual no município durante a Semana Santa. Os moradores podem garantir peixes frescos e de qualidade diretamente das propriedades locais, entre os dias 27 e 29, para as celebrações da Semana Santa.

Tramandaí

A 22ª Edição da Feira do Peixe de Tramandaí ocorre nos dias 27, 28 e 29 de março, oferecendo pescados e frutos-do-mar com preços atrativos. O evento acontece na Avenida Fernandes Bastos, junto ao Estádio Eluzardo Caetano da Silva (Módulo Esportivo).

Dois Irmãos

Embora o município não tenha uma Feira de Peixes Municipal, um empreendimento privado da cidade, chamado Águas da Olaria, realiza anualmente o evento, proporcionando aos moradores a oportunidade de adquirir seus peixes frescos para a Semana Santa.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas