LUTO NA MEDICINA
Pioneiro em tratamentos oftalmológicos, José Taichert morre aos 84 anos
Médico se despede de Novo Hamburgo deixando um legado de dedicação profissional e familiar
Última atualização: 16/02/2024 16:31
Morreu na manhã desta sexta-feira (16) o oftalmologista hamburguense José Taichert, aos 84 anos, um dos mais antigos e renomados oftalmologistas que atuava em Novo Hamburgo. Natural do Rio de Janeiro, ele chegou na cidade em 1971, fundando no ano seguinte a clínica que leva seu nome.
Ele faleceu na cidade de Virgínia, em Minas Gerais, na casa que tinha com a atual esposa, Lidiana Taicher, com quem era casado há 11 anos. Lidiana é natural da cidade. Os dois tinham uma residência no município, onde passavam alguns meses do ano.
Na clínica que fundou ao lado da ex-esposa, Renata Lehmann, que ainda trabalha no local, Taichert transformou o local em uma referência oftalmológico para todo o Vale do Sinos. Ele se dedicou ao trabalho em prol da profissão, tendo sido fundador e vice-presidente da Sociedade de Implantes Intraoculares, sediada no Rio de Janeiro; membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia e do Conselho Federal de Medicina; membro da American Academy of Ophthalmology, além da participação em outras entidades da área médica.
Pai de Paulo e Fernanda, o oftalmologista conseguiu transformar a clínica em um negócio de família, já que os dois filhos também se especializaram em oftalmologia e trabalharam com o pai. “Como pai, sempre esteve presente e marcante nas nossas decisões, apoiando e incentivando nossas escolhas”, conta Fernanda.
O filho Pedro também ganhou destaque no tênis, tendo conquistado duas medalhas no Pan-Americano de Winnipeg, no Canadá, em 1999.
Dedicação e pioneirismo
Formado pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (FFFCMPOA) em 1969, Taichert foi o primeiro oftalmologista da América Latina a realizar uma cirurgia de catarata com implante de lente intraocular. Fernanda fala do pai como um profissional profundamente dedicado ao ofício. “Esteve sempre à frente na oftalmologia, sua grande paixão.”
A relação com pacientes e colegas de profissão é classificada pela filha como marcada pelo carinho e respeito. “Conhecido como um homem generoso, atendia seus pacientes com carinho deixando um grande legado.”
A despedida
O velório de José Taichert acontece neste domingo (18) a partir das 8 horas, em Novo Hamburgo, no Jardim da Memória. O sepultamento está previsto para acontecer ao meio-dia. Além dos dois filhos, Taichert também deixa cinco netos: Laura, Bruno, Pedro, Joaquim e Joana. A morte foi causada por motivos naturais, de acordo com a família.