O setor de achados e perdidos do transporte coletivo de Novo Hamburgo reúne desde os itens mais comuns até os mais inusitados. São dezenas de objetos encontrados semanalmente nos 69 ônibus que operam diariamente pelas ruas da cidade.
A Viação Santa Clara (Visac-RS), responsável pela gestão do sistema de transporte, relata que os mais esquecidos por passageiros apressados ou distraídos são cartões de transporte púbico, documentos (carteira de identidade e certidões de nascimento e casamento) e telefones celulares. Esses itens correspondem a bem mais da metade do que foi encaminhado ao setor. Contudo, há também alguns objetos inusitados sendo deixados para trás, como remédios, novelos de lã, bengalas e até mesmo dinheiro.
“Em muitos casos, os donos só notam a falta do objeto quando já estão no destino final da viagem e até mesmo lembram aonde perderam”, relata o gerente geral da Visac, Fernando Silveira. Ele explica que todos os objetos encontrados são catalogados, permitindo à empresa identificar a linha, a rota e os dados que foram localizados, o que facilita a devolução aos proprietários.
Conforme Silveira, devido ao grande volume de “perdidos”, a empresa estabeleceu que, a partir de segunda-feira (16), passará a manter os objetos por 90 dias. Caso não sejam reclamados dentro desse período, os itens que podem ser doados serão destinados a instituições solidárias da cidade. Já os eletrônicos serão encaminhados para o descarte correto. “Já doamos uma grande quantidade de roupas de inverno, mas como chegam itens todos os dias nosso estoque ainda está lotado de caixas com peças. Quanto aos itens perecíveis, eles são destacados no ato, pois não temos como armazená-los por muito tempo ”, explica.
Como recuperar objetos perdidos no transporte público
– Se surgiu a dúvida de que o objeto pode ter sido perdido nos ônibus, o primeiro passo é entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Passageiro (SAP), no telefone (51) 22110314.
– Descreva o objeto e, ao ao confirmar que foi encontrado, combine um horário para a retirada na seda da empresa (Rua Sapiranga, 887, bairro Canudos, Novo Hamburgo).
LEIA TAMBÉM