abc+

TRADICIONALISMO

ENART: Grupo de invernada de Novo Hamburgo apresenta coreografias que levará para competição estadual

Evento ocorre entre os dias 24 e 26 de novembro, em Santa Cruz do Sul

SUSANA DA SILVA LEITE
Publicado em: 12/11/2023 às 14h:50 Última atualização: 12/11/2023 às 15h:19
Publicidade

Às vésperas da “Copa do Mundo” das danças tradicionalistas gaúchas, integrantes da invernada adulta da Sociedade Gaúcha de Lomba Grande (SGLG), de Novo Hamburgo, apresentaram no sábado (11) as coreografias que levarão ao palco do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart) deste ano. O evento ocorre entre os dias 24 e 26 de novembro, em Santa Cruz do Sul. A participação do grupo de Lomba Grande ocorrerá no dia 24.

Invernada adulta do CTG da Sociedade Gaúcha de Lomba Grande se apresentou neste sábado (11) | Jornal NH



Invernada adulta do CTG da Sociedade Gaúcha de Lomba Grande se apresentou neste sábado (11)

Foto: Sidinei Pereira Gonchoroski/Especial

Até pisar no tablado do Enart, os integrantes da invernada estão concentrados em uma série de ensaios para dar o polimento necessário para fazer bonito no dia da apresentação competitiva. Uma prova do que prendas e peões da SGLG estão preparando pôde ser conferida no sábado por um público de 400 pessoas, entre amigos, familiares e sócios da SGLG.

“Entregar isso aos amigos, familiares e convidados é sempre um sentimento bom”, afirma o coordenador e dançarino do grupo adulto da SGLG Sidinei Pereira Gonchoroski. A dedicação continua. Pelo próximos 12 dias, até o embarque para o festival, a invernada fará de 10 a 11 ensaios. Maioria depois das 23h depois da faculdade dos dançarinos”, completa Gonchoroski.

Participações no Enart

As invernadas do CTG são divididas conforme a idade dos dançarinos. O grupo adulto é formado por sócios da SGLG que tenham entre 18 e 30 anos. Desde a década de 1990, os membros da entidade participam do Enart, sendo que em alguns anos não fizeram parte do festival. No entanto, de 2009 em diante sempre estiveram em todas as edições do Enart. “A base da formação atual está junta desde 2018, todos os anos agregando novos dançarinos”, observa Gonchoroski. Hoje são 12 pares que foram o grupo adulto.

Prendas que fazem parte da invernada adulta da SGLG em evento realizado nos sábado | Jornal NH



Prendas que fazem parte da invernada adulta da SGLG em evento realizado nos sábado

Foto: Divulgação

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade