NOVO HAMBURGO
PEGUE E LEVE: Feira do Livro tem distribuição gratuita de obras; mais de 800 já foram doadas
Estande da Biblioteca Pública na Praça do Imigrante prevê a entrega de até 2 mil títulos até o final do evento
Última atualização: 18/10/2023 00:11
A 39ª Feira Regional do Livro de Novo Hamburgo tem movimentado a Praça do Imigrante nos últimos dias.
Ontem, durante dia nublado e de chuvisqueiro, um espaço anexo à feira recebeu um público além do esperado pelos organizadores. É o estande da Biblioteca Pública Municipal Machado de Assis, que promove a distribuição gratuita de livros usados.
A aposentada Vane Cardoso, 71 anos, achou incomum a movimentação no espaço e decidiu chegar perto para conferir o que estava acontecendo por ali. Quando se deparou com uma placa informando "pegue & leve", quase não acreditou.
"Me surpreendi, mas aproveitei a oportunidade. Não é sempre que a gente tem a oportunidade de ganhar um livro", explica. Vane escolheu o livro Móveis e seus Estilos, que fala de decoração. "É um livro antigo, é verdade, mas é sobre um assunto que me atrai", afirma.
Desde o início da feira, na última segunda-feira (9), a Biblioteca Pública doou em torno de 800 livros. Além disso, outros 400 livros foram trocados, quando leitores trouxeram um livro de casa e saíram com outro, disponibilizado pela biblioteca.
A estimativa é que até domingo (15), último dia do evento, 2 mil livros sejam distribuídos à população.
Feira em família
A programação de quinta-feira serviu de atrativo para que famílias aproveitassem o dia para levar as crianças para conhecer a Feira do Livro. Hora do conto, exposições culturais, espetáculos teatrais, rodas de bate-papo com escritores foram alguns destes atrativos. Mas, aquela passada no espaço dos livreiros também não faltou.
Foi o que fez a família Riedel, de Novo Hamburgo. O casal Davidi e Tais, acompanhado da filha Brenda, de 3 anos, convidou os amigos Stefany de Lima e Daniel Cardoso, e o filho do casal, Álvaro Miguel Cardoso, para irem juntos à feira.
"A gente veio conferir a feira para sair um pouco de casa, mas também para presentear as crianças nesse dia especial", disse Tais.
"Gosto de unicórnios e de pintar, olha quantas cores", exclamou a pequena Brenda, segurando um livro de colorir que é acompanhado de paleta de tinta.