O Edifício Charrua, um dos “arranha-céus” mais antigos de Novo Hamburgo, assustou pedestres e comerciantes da Rua Joaquim Nabuco nesta quinta-feira (21). A atendente de uma das livrarias do endereço, Neusa Maria da Silva Roque, conta que foi por volta das 15h30 que a queda do que parece ser reboco “pegou todo mundo de surpresa”.
“Achei que tivesse sido um vaso [de flores] que caiu, mas quando vimos que não tinha terra [no chão], percebemos que era parte do prédio”, conta ela. Neusa acredita que o material que caiu na calçada se trata da parte externa do terceiro andar do edifício. Apesar do susto, a atendente diz que ninguém se feriu.
O local foi isolado pela Guarda Municipal. Por volta das 17h30, uma equipe da Defesa Civil chegava ao endereço para avaliar o ocorrido.
Segundo a administração municipal, “a Defesa Civil determinou o isolamento de parte da calçada em frente a um prédio na Rua Joaquim Nabuco, no Centro, em razão da queda de parte do reboco da fachada do prédio”. O órgão público irá solicitar laudo de estabilidade do reboco para o condomínio do edifício.
Ainda conforme a prefeitura, o espaço ficará isolado até que seja apresentado um laudo atestando que não há perigo de novas quedas.
A síndica do prédio, Marilda Machado, explica que o reboco caiu do vidro da sacada de um apartamento. “Já foi acionado a engenharia para resolver o problema juntamente com o proprietário.”
Veja vídeo
O Edifício Charrua, assustou pedestres e comerciantes da Rua Joaquim Nabuco nesta quinta-feira (21). A atendente de uma das livrarias do endereço, Neusa Maria da Silva Roque, conta que foi por volta das 15h30 que a queda do que parece ser reboco “pegou todo mundo de surpresa”. pic.twitter.com/9h1jUvwSP1
— Jornal NH (@jornalnh) September 21, 2023
LEIA TAMBÉM