abc+

NOVO HAMBURGO

Pássaros mortos por choque em fios de alta tensão deixam moradores sem energia em zona rural: "Não consegui resolver"

Morador acredita que pelo menos quatro aves já morreram no local; Prefeitura e RGE foram procuradas para esclarecimentos

Publicado em: 10/09/2024 às 18h:52 Última atualização: 11/09/2024 às 10h:47
Publicidade

Pássaros da espécie tachã-do-sul foram encontrados mortos no bairro Lomba Grande, em Novo Hamburgo. Para o aposentado Celso Inácio Steffen, 62 anos, morador da localidade, os animais teriam colidido com fios de alta tensão em uma estrada do bairro.

LEIA TAMBÉM: Fios caídos impedem que caminhões acessem empresa há 15 dias e situação gera prejuízo

Denúncia aponta que aves da espécie tachã-do-sul estão morrendo por choque em fios de alta tensão em Lomba Grande | abc+



Denúncia aponta que aves da espécie tachã-do-sul estão morrendo por choque em fios de alta tensão em Lomba Grande

Foto: Divulgação

Steffen acredita que pelo menos quatro aves já tenham morrido. Além de serem eletrocutados, quando os pássaros se chocam com os fios, a comunidade fica sem energia elétrica. “São fios de alta tensão, os pássaros batem ali, morrem e ficamos sem energia. Abrimos até um chamado na RGE [Rio Grande Energia]”, conta o morador.

Ainda conforme o aposentado, a comunidade também tentou resolver o problema através da Prefeitura, que encaminhou a situação para a Secretaria do Meio Ambiente (Semam). “Já entrei em contato com a Prefeitura, me passaram para a Secretaria do Meio Ambiente, mas me disseram que teria que fazer um protocolo. No fim, não consegui resolver”, disse.

FIQUE POR DENTRO: Câmara aprova congelamento de salários de vereadores, prefeito, vice e secretários de Novo Hamburgo em 2025

RGE vai avaliar

A RGE, responsável pelo serviço de distribuição de energia elétrica em Novo Hamburgo, informa que possui dispositivos sinalizadores de avifauna em linhas de transmissão. Esse sistema serve para proteção das redes e preservação de aves migratórias.

Além disso, a empresa afirma que faz monitoramento com profissional habilitado em toda a área de concessão. Sobre a situação relatada, a RGE diz que avaliará a ocorrência com essa espécie no local.

ENTRE NO NOSSO CANAL NO WHATSAPP

Prefeitura não tinha conhecimento

A Semam, por meio da Diretoria de Proteção Animal, afirma que não tinha conhecimento da situação apresentada. A orientação para a comunidade é que, caso ocorra novamente, entre em contato com a fiscalização ambiental através do telefone (51) 3097-1990, de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas.

Ainda, é possível acionar o canal de plantão no número (51) 99645-7266, nas quintas e sextas-feiras, das 19 às 23 horas, e nos sábados e domingos, das 12 às 23 horas. O encaminhamento da gestão municipal diz respeito ao atendimento ao animal, visto que, de acordo com a Prefeitura, a responsabilidade sobre a rede de alta tensão é, em sua totalidade, da concessionária de energia.

A espécie

De coloração pardo-acinzentada escura e com algumas manchas brancas, o tachã-do-sul é uma espécie de ave comum em regiões gaúchas. Uma das suas principais características é o pescoço contornado por uma gola de pelos pretos realçada por uma segunda penugem branca. A espécie tem altura média de 80 centímetros e pesa em torno de quatro quilos.

Com período reprodutivo entre setembro e dezembro, esse poderia ser um dos motivos para uma maior movimentação das aves em Lomba Grande. “Elas vêm para o campo procriar, mas acabam morrendo por causa dos fios”, pondera Steffen.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade