TRANSPORTE
Passageiros de ônibus enfrentam transtornos e paradas cheias pelo quarto dia seguido em Novo Hamburgo
Em reunião na noite de segunda-feira (29), a prefeitura se reuniu com a Visac-RS e com a Companhia Municipal de Urbanismo (Comur); veja o que foi determinado
Última atualização: 30/04/2024 08:59
A terça-feira (30) começou com paradas lotadas e ônibus atrasados em Novo Hamburgo. No bairro Santo Afonso, por volta das 7 horas, moradores aguardavam a chegada de duas linhas, uma com destino ao Centro e outra para a região do bairro Hamburgo Velho.
O coletivo para Hamburgo Velho deveria ter passado às 7h02. Contudo, era 7h40 e passageiros aguardavam o ônibus aparecer. É o caso da estudante Fernanda dos Santos, 16 anos, que aguardava o transporte público para chegar ao trabalho nesta manhã. "Ontem [segunda] já tive muitos problemas, pela manhã para ir ao serviço, e à noite, depois da aula. Meu namorado teve que ir me buscar no Centro porque o ônibus não chegou", relata.
Mariza Ribeiro Machado de Souza, 53, também aguardava o ônibus para ir ao trabalho no bairro Hamburgo Velho. Como o ônibus não apareceu, ela contou com a solidariedade de um vizinho, que estava indo para o mesmo lado e lhe deu carona.
Prefeitura se reuniu com resposáveis pelo transporte na cidade
Na noite desta segunda-feira, a prefeita Fátima Daudt se reuniu com representantes da Visac-RS, empresa responsável pelo transporte coletivo da cidade, da Companhia Municipal de Urbanismo (Comur), que coordena o Sistema de Bilhetagem Eletrônica (SBE), e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação e Procuradora-Geral do município.
No encontro, o Município exigiu o cumprimento da grade de horários. "O que se verificou nesta segunda-feira com atrasos e até ausências de linhas não pode ocorrer em hipótese alguma. Todos devem ampliar ainda mais a força-tarefa envolvida para atender os usuários", afirmou a prefeita.
O que foi determinado na reunião, segundo a prefeituira:
1 - Atrasos ou ausências de linha como os verificados nesta segunda-feira não podem ocorrer mais;
2 - Empresa de ônibus deve cumprir a grade de horários na íntegra;
3 - A totalidade de veículos prevista em contrato deve ser utilizada para garantir o serviço;
4 - Comur deve garantir presença fisica de técnicos da empresa de tecnologia envolvida durante os próximos dias;
5 - Empresas envolvidas (Visac e Comur) devem ampliar força tarefa uitilizada para garantir o pleno serviço;
6 - As suspeições de sabotagens e outros, devem ser encaminhadas aos órgãos competentes.