NOVO HAMBURGO

Paróquia em Novo Hamburgo oferece curso gratuito de corte e costura

Aulas começam na próxima segunda-feira (26), e as inscrições podem ser feitas na secretaria da Igreja

Publicado em: 21/02/2024 15:38
Última atualização: 21/02/2024 15:38

Com o objetivo de oportunizar uma renda extra para pessoas em vulnerabilidade social, a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no bairro São José, em Novo Hamburgo, está com inscrições abertas para o projeto Meninas Brilhantes, que oferece gratuitamente o curso de corte e costura para quem quiser aprender e até trabalhar na área.

As aulas começam na próxima segunda-feira (26), das 14 horas às 17 horas.


Curso de corte e costura fornecido pela Paróquia Nossa Senhora Aparecida Foto: Laura Rolim/GES-Especial


A responsável por ensinar as interessadas é a voluntária da Paróquia Francisca Claudia Erthal, 68, que exerceu a função de costureira por mais de 15 anos.

“Vão aprender a tirar as medidas, fazer o molde, passar para o tecido, manusear as máquinas, além de pregar zíperes e botões. Vou ensinar tudo que eu sei”, afirma Francisca. Os materiais utilizados são aproveitados de doações. Depois, as peças produzidas serão vendidas no brechó da igreja, que funciona aos sábados de manhã.

Para a voluntária, o curso é uma oportunidade de ensinar para outras pessoas um pouco do que sabe. “Deus dá os dons para a gente e não podemos ficar só para nós. Acho muito importante, porque conseguem uma ajuda melhor para o orçamento”, completa Francisca.

O pároco da Igreja, padre Adilson Selch, diz que as máquinas vieram de projeto e o curso deverá ajudar na qualificação da comunidade. “É uma motivação. Aprendem alguma coisa e melhoram a renda com o trabalho em casa. Boa parte do pessoal não tem qualificação ou formação, então, é uma coisa que ajuda”.

Débora Homem, 37, que atualmente está desempregada, decidiu que vai começar o curso na próxima semana. “Tenho máquina faz 10 anos, gosto de costurar, mas não sei como fazer os moldes. Quero aprender o que eu puder”, conta, animada.

Já Andreia Saldanha, 45, do lar, diz que sempre gostou de costura, mas não sabe como fazer. “Estou aqui para aprender. Acho importante costurar em casa”, diz.

As inscrições podem ser feitas na secretaria da Igreja ou através do telefone (51) 9891-0286. Quem quiser, também pode comparecer na segunda-feira (26), na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, para iniciar o curso.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas