ORQUESTRA

Paradão de Novo Hamburgo vira palco de intervenção musical e encanta passageiros de ônibus: "Incentivo para todo mundo"

Além de alegrar população que aguarda transporte coletivo, apresentação teve o objetivo de convidar as pessoas para o FeMusik

Publicado em: 25/07/2023 10:08
Última atualização: 17/10/2023 16:30

O Paradão da Avenida Primeiro de Março, no Centro de Novo Hamburgo, virou "palco" de um intervenção musical de integrantes do Núcleo de Orquestras Jovens, na manhã de segunda-feira (24).


Intervenção musical no Paradão da Avenida Primeiro de Março com Núcleo de Orquestras Jovens Foto: Susi Mello/GES-Especial

As notas de violino, violoncelo e contrabaixo deram vida às músicas tocadas pelos alunos Mariana Spaniol, 18 anos, Rafaela Fernandes da Silva, Eduarda Müller Martins e Pietro Reis, todos com 14 anos, e Pedro Vedovatto, 13, presenteando passageiros que aguardavam a chegada do seu ônibus.

A ideia de apresentar-se no Paradão é estratégica. "É um local onde cruzam pessoas de todos os bairros e pensamos que o pessoal entra em uma vibe boa curtindo a música", destaca a coordenadora de projetos sócio culturais da Secretaria de Cultura, Roberta Cornely.

Teve quem aplaudiu, quem filmou pelo celular e quem parou diante dos jovens. O eletricista Pedro Ramos, 78, foi um deles que deixou a preocupação de lado com o ônibus e apreciou a apresentação do  grupo. "Achei lindo, pois gosto muito de violino. E são jovens, gurizada nova", declarou Ramos, morador do bairro Primavera.

A aposentada Isabel LuizaHuppes, 74, também elogiou a iniciativa. "É um incentivo para todo mundo. É tão bonito. É uma cultura diferente para quem não conhece. Acho muito bonito, excelente", frisou Isabel, que aplaudia as apresentações ao término das músicas. "Estou um pouco nervosa, mas acho importante para mostrar que é possível tocar desde adolescente", comenta Eduarda, com seu violoncelo.

Convite à FeMusik

A coordenadora de projetos sócio culturais da Secretaria de Cultura, Roberta Cornely, explica que a iniciativa busca divulgar o 1º Festival Internacional de Música do Município (FeMusik), evento que ocorrerá até o dia 30 deste mês, reunindo músicos e maestros de diferentes países.

"É uma intervenção cultural para divulgar o trabalho do Núcleo de Orquestras Jovens e para convidar a comunidade para prestigiar o Festival de Música", comenta Roberta.

"É um evento muito grande e pode demorar para voltar em Novo Hamburgo com a participação de outros países. Por isso é importante prestigiar e ouvir as músicas que a gente tanto se esforça para tocar", declara Pietro, que participa do projeto há um ano e meio, com aulas na Escola Salgado Filho, no bairro Canudos, e no Polo Avançado.

Veja fotos

Intervenção musical no Paradão da Avenida Primeiro de Março com Núcleo de Orquestras JovensSusi Mello/GES-Especial
Intervenção musical no Paradão da Avenida Primeiro de Março com Núcleo de Orquestras JovensSusi Mello/GES-Especial
Intervenção musical no Paradão da Avenida Primeiro de Março com Núcleo de Orquestras JovensSusi Mello/GES-Especial
Intervenção musical no Paradão da Avenida Primeiro de Março com Núcleo de Orquestras JovensSusi Mello/GES-Especial
Integrantes do projeto apresentam-se no ParadãoSusi Mello/GES-Especial
Integrantes do Núcleo de Orquestras Jovens apresentam-se no Paradão e comunidade é convidada a prestigiar FeMusikSusi Mello/GES-Especial

Veja vídeo

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas