REDE MUNICIPAL

Pais estão assustados com sequência de arrombamentos em escola de crianças entre 1 e 3 anos em Novo Hamburgo

Escola teve fios de energia furtados no último domingo. Secretaria de Educação afirma que está reforçando as ações de proteção

Publicado em: 12/06/2024 14:48
Última atualização: 12/06/2024 14:49

A insegurança na Escola Municipal de Ensino Infantil (EMEI) A Bela Adormecida, no bairro Rondônia, em Novo Hamburgo, tem preocupado familiares de alunos. No último domingo (9), conforme relata uma mãe, fios de energia foram furtados durante o dia e deixaram a escola sem luz. Com isso, as crianças, entre 1 e 3 anos, não puderam ter aula na segunda-feira (10).


Agente da Guarda Municipal (GM) passou a fazer a segurança da EMEI A Bela Adormecida Foto: Laura Rolim/GES-Especial

O problema é que esta não é a primeira vez que a escola sofre com furtos. Segundo a profissional de telemarketing Maridiane Alves Pereira Conte, 33 anos, que tem o filho de 3 anos matriculado na escola, no último mês, o prédio da instituição foi arrombado quatro vezes.

Além dos furtos de cabos de energia, a mãe relata que os ladrões já levaram mantimentos e itens utilizados pelas crianças, como uma caixinha de som da sala de aula. “Nós estamos preocupados com a segurança das crianças e dos professores. É uma casa antiga, grande, tem porão e sótão, há muitos lugares para se esconder. Temos medo das crianças chegarem às 7 horas da manhã e ter um bandido lá, ou de entrarem no meio do dia”, desabafa Maridiane.

Conforme a profissional de telemarketing, há um terreno baldio de um lado da escola, e do outro uma empresa desativada. Além disso, o presídio fica há duas quadras da instituição. Segundo Maridiane, nem mesmo a base da Brigada Militar, localizada em frente à escola, é capaz de intimidar os bandidos.

Com os episódios criminosos, no caso do furto de cabos, as crianças são prejudicadas com o atendimento, já que é preciso chamar a manutenção para recolocar os fios. “No domingo à noite, a diretora nos informou que não teria aula na segunda pela manhã por conta do arrombamento. Tive que faltar ao trabalho para ficar com meu filho. Escola e segurança é um direito do cidadão e a gente não está tendo isso”, expõe Maridiane.

A mãe afirma que desde a quarta-feira (5) da semana passada há um segurança fazendo a vigilância noturna. No entanto, com o furto do último domingo que ocorreu à luz do dia, os familiares seguem preocupados. “Agora os bandidos estão entrando de dia. Gostaríamos de guarda 24 horas e que melhorem a segurança dos muros e cercas”, reivindica.


O que diz a Secretaria de Educação

Questionadas, a Secretaria Municipal de Educação (Smed) e a Secretaria Municipal de Segurança responderam por meio de nota enviada na terça-feira (11) que "estão reforçando as ações de proteção à EMEI A Bela Adormecida após ocorrências pontuais de furtos".

Entre as ações, a escala de agentes da Guarda Municipal (GM) presencialmente na escola, que era apenas no turno da noite, foi ampliada para 24 horas por dia. Nesta quarta-feira (12), por volta das 10 horas, quando a reportagem esteve no local, um agente da GM fazia a segurança da escola.

Conforme a assessoria de imprensa, a ronda da Escola Mais Segura também será intensificada no entorno da EMEI.

"Outra medida será a instalação de 16 câmeras em pontos-chave da escola e, na sequência, será instalado sistema de câmeras 360º de alta definição, com prioridade para a Bela Adormecida. Hoje, das 91 escolas municipais, 62 já possuem o equipamento de tecnologia avançada", informam.

A nota diz ainda que a tela de segurança do pátio será reforçada e o terreno baldio que há do lado da instituição, de propriedade da Brigada Militar, será limpo.

"A integração da GM com a Brigada Militar (BM) possibilita que as forças de segurança do município estejam alinhadas para coibir novas ações de vandalismo na escola, assim como, a BM providenciará a limpeza do terreno de sua propriedade ao lado da escola. Por fim, cabe salientar que, a SMED está prestando todo o apoio necessário à equipe diretiva da escola para solucionar a questão e proporcionar tranquilidade para a comunidade escolar". 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas