abc+

VAI E VEM

Pacientes de Novo Hamburgo em tratamento oncológico sofrem com mudanças nas entregas de medicamentos

Paciente relata que mudanças de local são frequentes. Nesta semana, foi comunicada que teria que ir até Taquara para buscá-los, mas decisão foi revista

Susete Mello
Publicado em: 16/02/2023 às 06h:00 Última atualização: 24/01/2024 às 14h:28
Publicidade

Pacientes de Novo Hamburgo que têm câncer e precisam se deslocar para tratamento em Taquara ainda convivem com situações que complicam sua rotina. Caso parecido aconteceu com a jornalista June Kruger, 56 anos. No final de janeiro ela foi informada que a retirada de sua medicação só poderia ser feita em Taquara e não mais no Município, como vinha ocorrendo até então.

June Kruger com medicamentos contra câncer



June Kruger com medicamentos contra câncer

Foto: Arquivo pessoal

Nesta semana, a moradora ligou para Taquara para confirmar a situação e lhe foi reafirmado que teria que ir até a cidade buscar a medicação. “O ideal ou o mais apropriado para os paciente de Novo Hamburgo é que a medicação fosse disponibilizada no Município, não necessariamente pela Liga ou Prefeitura, mas no Município. Diante das incertezas que os pacientes têm todo mês, de onde retirar a medicação, parece que o Município não está preocupado”, desabafa.

June teve câncer de mama há dois anos e, após a alta, precisa da medicação Tamoxifeno. Ela lembra que até a mudança do atendimento da oncologia de Novo Hamburgo para Taquara era tudo realizado no Hospital Regina. Desde a mudança da referência, por algum tempo, a Liga entregava o medicamento ao pacientes e posteriormente no Centro Especializado em Reabilitação (CER).

Após a reportagem questionar a situação para a Prefeitura hamburguense e ao Hospital Bom Jesus de Taquara, nesta quarta-feira (15) a moradora de Lomba Grande recebeu uma nova informação pelo grupo de troca de mensagens da oncologia: foi comunicada que a retirada dos medicamentos será no CER de Novo Hamburgo, no dia 27, mesmo local onde os buscava até final de janeiro.

Medicamentos são retirados mensalmente



Medicamentos são retirados mensalmente

Foto: Arquivo pessoal

Reclamações

A presidente da Liga Feminina de Combate ao Câncer (LFCC), Regina Dau, conta que não tinha sido informada que teria mudança. A entrega dos medicamentos já teve outras trocas de lugares e por isso, segundo Regina, a Liga precisa contatar com Taquara. “(A entrega) Já foi em posto de saúde, já foi na Liga, passou para Taquara, mas agora nos informaram que no dia 27 de fevereiro os medicamentos estarão novamente em Novo Hamburgo”, salienta, dizendo ainda que muitos problemas de atendimento chegam na entidade, que tenta orientar os pacientes.

O que dizem

O diretor técnico do Hospital Bom Jesus, Frederico Klein Gomes, informou ainda na quarta-feira (15) que a distribuição será no CER este mês. “A Secretaria Municipal de Saúde (de Novo Hamburgo) que nos passa o local e data da entrega. A divulgação da data é sempre após a confirmação do município de Novo Hamburgo”, disse, acrescentando que pode ter tido uma falha de comunicação.

Já Secretaria hamburguense informa que está mantida a retirada dos medicamentos na cidade no final de fevereiro, como ocorreu em janeiro deste ano. “E, caso haja alguma mudança em relação ao local, a Prefeitura organizará a retirada da medicação”, diz a nota.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade