Demora no atendimento
Paciente que esperava por laudo de exame há cinco meses retira resultado na UBS Canudos
Adair dos Santos, 45 anos, foi avisado que poderia retirar o resultado pela equipe do posto de saúde
Última atualização: 01/08/2024 16:23
A espera de cinco meses pelo resultado de um exame chegou ao fim na tarde de quarta-feira (31) para o porteiro Adair dos Santos, 45 anos. Há quatro anos aguardando para fazer uma cirurgia de vesícula, não conseguia marcar a data do procedimento porque faltava o laudo de um eletrocardiograma.
O exame foi realizado em 14 de fevereiro na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Canudos, em Novo Hamburgo. Desde então, o paciente fazia contatos com o posto para saber do resultado, sem perspectivas de uma data.
ACOMPANHE: SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!
A demora na liberação do laudo colocou em risco a cirurgia. Sem a documentação médica completa, Santos corria o risco de perder a vez na fila do procedimento. Desde 24 de maio, o Hospital de Portão havia solicitado quatro vezes o resultado do exame ao paciente, sendo o último pedido feito na quarta-feira da semana passada (24).
No dia seguinte, Santos procurou o ABCmais para compartilhar a situação. Após a apuração, a reportagem entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em busca de respostas.
CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER
Em nota emitida na sexta (26), a SMS respondeu que “o laudo estava disponível desde início de junho na unidade de referência do morador (USF Morada dos Eucaliptos)". "Foi levado para a UBS Canudos nesta semana, que foi a unidade de origem da solicitação.”
Além disso, a reportagem perguntou sobre o motivo da demora, visto que na rede privada o exame fica pronto de um dia para o outro, e qual o tempo médio de espera para entrega do resultado. Também questionou se há mais pacientes na mesma situação. Além disso, indagou se há tempo de conclusão para laudo de eletrocardiograma previsto em contrato.
FIQUE POR DENTRO: ENTRE NO NOSSO CANAL NO WHATSAPP
A pasta informou que "o tempo para elaboração do laudo depende de cada caso e que houve aumento na demanda por este tipo de exame desde o início do ano". "A secretaria também informa que já ampliou o número de profissionais para a confecção de laudos [médicos cardiologistas] e espera normalizar este serviço nos próximos meses.”
Ocorre que Santos ligou para a UBS na terça-feira (30), quando foi informado pela reportagem da informação enviada pela Prefeitura. Mas, de acordo com ele, disseram novamente que não havia previsão do resultado, o que a Prefeitura diz não ser verdade. Então, na quarta, uma servidora da UBS Canudos ligou para o paciente, pedindo para que ele comparecesse ao posto para retirar o exame.
De acordo com o porteiro, ele foi informado que o laudo chegou à UBS Canudos na sexta-feira e que, antes, o exame estava na Unidade de Saúde da Família (USF) Morada dos Eucaliptos. “Mas eu nunca consultei neste posto, nunca fiz nada lá. Faz 15 anos que moro aqui no Canudos e faço tudo aqui na UBS Canudos. Como que eu ia saber que o exame estava lá?”, comenta.
Com dez cálculos na vesícula e sofrendo de fortes abdominais que, inclusive já fizeram o porteiro procurar o serviço de urgência e emergência por diversas vezes, o morador do bairro Canudos não vê a hora de marcar a cirurgia. “Não aquento mais sentir cansaço, mal-estar e pressão baixa”, desabafa.