Novo Hamburgo
Orçamento para 2024 quase concluído
Com a LDO aprovada, Novo Hamburgo passa a elaborar o projeto da Lei Orçamentária Anual para o próximo ano
Última atualização: 17/10/2023 22:47
Foi aprovada por unanimidade, em dois turnos, na Câmara de Vereadores a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2024 em Novo Hamburgo. A receita total para próximo ano é estimada em R$ 2.027.098.962,00. Com a definição dos parâmetros e regras para a elaboração e execução do orçamento do próximo ano e com direcionamento da aplicação de recursos para as áreas de ação do governo, a partir de agora a estruturação do orçamento entra em nova fase.
De acordo com o secretário municipal da Fazenda, Gilberto dos Reis, o Betinho, após a sanção da prefeita Fatima Daudt (MDB) e a publicação das diretrizes, o Executivo volta suas atenções para a conclusão da Lei Orçamentária Anual (LOA), que é o segundo passo na consolidação da estimativa de receitas e despesas.
Até 31 de outubro a Prefeitura precisa encaminhar a LOA para análise dos vereadores. Com essa realidade, o governo terá pouco tempo até enviar a proposta final descrevendo os índices, bem como o destino dos recursos do Município. “A participação dos vereadores na reunião que antecedeu a votação da LDO foi decisiva para elucidar as dúvidas que existiam. Com diálogo e transparência, houve compreensão entre as partes, sendo possível a aprovação da LDO, permitindo que se trabalhe na conclusão da LOA”, pondera. Caminhos do orçamento A arrecadação estimada para o próximo ano alcança um montante um pouco maior que R$ 2 bilhões, o que representa incremento de 27,8% em relação ao orçamento aprovado para este ano.
Prioridades divididas em setores
As metas e prioridades para 2024 apresentadas pela Prefeitura foram divididas em 14 programas, cada um deles direcionado para um setor, como saúde, assistência social, cultura, desenvolvimento sustentável, infraestrutura, esporte e lazer, entre outros. Na educação, por exemplo, que deve receber 17,06% do valor estimado, está prevista a adequação de espaço e quadro funcional para ampliar atendimento na educação infantil. Além disso, o orçamento será direcionado à ampliação do monitoramento nas escolas. Na área da saúde (que deve poder investir 16,15% do valor), a meta é implantar o atendimento odontológico 24 horas e a reforma, ampliação e modernização