EDUCAÇÃO
Olhar esperançoso dos estudantes: aluna imagina como ficará sua nova escola no bairro Santo Afonso
Cerimônia de início das obras de construção do novo prédio da Escola Harry Roth, que tem previsão de conclusão em 2024, promete melhora na infraestrutura das crianças
Última atualização: 13/12/2023 15:43
Na quarta-feira (13), a prefeita Fátima Daudt e a Secretária Municipal de Educação, Maristela Guasselli, deram início a um capítulo transformador em Novo Hamburgo, marcando o lançamento das obras do novo prédio da Escola Municipal de Educação Básica Harry Roth.
Durante a cerimônia, a estudante da Escola Harry Roth, Jessica Isabela Goulart de Oliveira, de oito anos, olha fixamente para a construção da sua nova escola, com entrada pela Rua Caracas, 610, no bairro Santo Afonso.
Ao observar a obra, ela sorri com a imaginação singular da infância, pensando no que será cada parte no futuro, onde poderá brincar e estudar. “Achei bem legal, eles vão fazer uma escola nova, então vai ficar mais bonita, com mais espaço. Quando ficar pronto vamos ver e vai ficar bem bonito, eu tenho certeza”, disse a menina.
A empolgação de todos os estudantes é evidente, como expressa Iago Liel dos Santos Voicolesco, de 11 anos, estudante do 5º ano. “Estudo há sete anos na escola, já estou no quinto ano, fico bem feliz pelos outros alunos que vão poder participar disso. Eles vão ter uma escola bem boa, antes já era bom, agora ficará melhor ainda. Amo essa escola, se tivesse até o 9º ano eu ficava nela”.
Com investimento de aproximadamente R$ 7,6 milhões, a nova estrutura terá mais de 2,3 mil metros quadrados em dois andares, destinados a salas de aula, dependências administrativas, serviços essenciais como cozinha, despensa e lavanderia, além de sanitários e melhorias na quadra coberta.
Melhoria da estrutura para qualificar a aprendizagem
A diretora da escola Harry Roth, Taís Rosa da Silva, emocionada, compartilhou a importância do momento para a comunidade. “A escola antiga foi construída no momento de uma enchente do rio e esse acolhimento durou trinta anos. Me sinto muito lisonjeada de fazer parte desse momento. A princípio, a escola continua com as mesmas características, mas a melhoria da estrutura ajudará a qualificar a aprendizagem.”
Taís ressalta ainda a relevância da modernização para um bairro carente: “Teremos mais possibilidade de ter eletrônicos, por ser uma estrutura mais moderna e tem toda uma possibilidade para alavancar ainda mais as crianças, nesse bairro carente, que precisa de escolas que fazem a diferença”, disse ela.
Uma escola de última geração
A Secretária de Educação, Maristela Guasselli, descreve a nova Harry Roth como uma “escola que será de última geração, moderníssima”. Ela enfatiza a necessidade da obra ao recordar as condições da antiga sede: “Na antiga sede tinham salas cheias de buracos, paredes com problemas. Lembro quando disse para a prefeita que precisávamos fazer uma nova escola. O projeto foi desenvolvido por arquitetos da prefeitura e essa obra é inteiramente de verba municipal.”
Investindo no futuro
A Prefeita Fátima Daudt encerra com uma visão clara para o futuro. “A nova Harry Roth será uma escola de qualidade, como tudo que há de bom e melhor para as nossas crianças. Quero investir nas crianças para que elas sejam bons líderes do amanhã. Esses nossos pequenos são o futuro da nossa cidade, temos que proporcionar a eles as melhores oportunidades possíveis. Batalharemos muito para entregar essa escola no ano de 2024” conclui.
Confira galeria de fotos