ABC NAS RUAS
"Odor muito forte": Lixão a céu aberto nos fundos de escola incomoda e dificulta trânsito em Novo Hamburgo
Moradores relatam problemas com animais, como ratos, além do mau cheiro e os frequentes incêndios registrados no local
Última atualização: 07/08/2024 10:30
A quantidade de lixo acumulado em um trecho da Rua Juarez*, no bairro Canudos, em Novo Hamburgo, é motivo de preocupação e incômodo à vizinhança, que pede uma solução para o problema que se arrasta por anos.
Ao longo de toda uma quadra, restos de materiais de construção, móveis estragados, podas de árvores e até mesmo peças de roupas e pares de calçados tomam conta do passeio público e se acumulam em parte da pista.
SAIBA OS DETALHES: CEO da Climatempo fala sobre instalação de radar após queda de guindaste em morro da região
O lixão a céu aberto fica em uma travessa entre as ruas Ícaro e Maria do Carmo Miranda da Cunha, nos fundos da Escola Vereador João Brizola. Além de dificultar a passagem de pedestres e de veículos, a quantidade de lixo também oferece risco à saúde da população devido ao aumento da presença de ratos e animais peçonhentos.
SITUAÇÃO DE ALERTA: TRÂNSITO: 3 acidentes são registrados em menos de um dia na RS-239
O pedreiro Claiton Cardoso Chaves, 55 anos, afirma que a situação é delicada e triste, especialmente por estar próximo de um colégio e com grande circulação de crianças. “É um local ruim de circular, com um odor muito forte”, pontua.
Morador das proximidades, Chaves conta que o depósito de lixo sempre foi uma marca do local, mas que a situação piorou após a enchente histórica registrada entre o final de abril e maio. “Por incrível que pareça, tem bastante coisa que o pessoal recebeu de doação e está se desfazendo jogando aqui”, afirma.
VEJA AINDA: PREVISÃO DO TEMPO: Como a "onda de calor" na Antártida vai afetar as temperaturas no Brasil
Outro morador da redondeza, Paulo dos Santos, 64, pontua que a montanha de galhos de árvores foi depositada entre a noite de domingo (4) e a manhã desta segunda-feira (5). “Essas podas não existiam no final de semana, isso é coisa das últimas horas. Ninguém colabora, mas também ninguém toma providências”, destaca.
Segundo o ele, que trabalha com reciclagem, quando a montanha de entulhos está muito grande, os próprios moradores tomam a iniciativa de colocar fogo no local para tentar reduzir o volume de lixo. “Às vezes é dia e noite uma fumaceira. É ruim para quem mora aqui por perto”, explica.
Prefeitura garante que fará limpeza nesta semana
A Secretaria de Meio Ambiente alega que a Rua Juarez é limpa quase toda semana, e que uma nova limpeza está prevista para ocorrer nos próximos dias. A secretaria também destaca a importância dos moradores ajudarem na fiscalização do descarte irregular de lixo.
LEIA AQUI: Programa substitui 249 luminárias na Scharlau; veja como solicitar o serviço
A população pode denunciar flagrantes pelo telefone (51) 3097-1990, de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas. A denúncia também pode ser feita pelo número do plantão da fiscalização ambiental, no (51) 99645-7266, das 19 às 23 horas, nas sextas-feiras, nos sábados das 12 às 23 horas, e nos domingos das 12 às 21 horas.
Ainda conforme a Secretaria, Novo Hamburgo conta com dois ecopontos para descartes de materiais, um deles localizado na Rua Estocolmo, 809, bairro Canudos, e outro na Avenida Montevideo, 520, bairro Santo Afonso. O ecoponto do Canudos, conforme a prefeitura, fica a cinco minutos de carro da Rua Juarez.
*ATUALIZAÇÃO: Nesta quarta-feira (7), a Prefeitura de Novo Hamburgo comunicou que a Rua Juarez foi limpa.