NOVO HAMBURGO
Obras na Rua Marcílio Dias devem terminar em até 15 dias
Construções de nova canalização e caixas de conexão já estão prontas e obra passa por fase de testes
Última atualização: 26/03/2024 18:34
Os bloqueios nas ruas Marcílio Dias e São Jacó, em Novo Hamburgo, estão com os dias contados. As vias, que são as principais ligações entre o Centro e o bairro Jardim Mauá, estão fechadas parcialmente por conta de obras na rede de drenagem pluvial. O conserto já dura mais de um mês e deve ser finalizado em até 15 dias.
Foi para resolver um problema de infiltração que a construção de uma nova rede de drenagem precisou ser realizada. Os reparos ocorrem nas duas vias, próximo a rótula de ligação entre as ruas. Conforme a Prefeitura de Novo Hamburgo, a obra já está em fase de conclusão e em duas semanas, com boas condições climáticas, deve ser entregue com o asfaltamento dos trechos afetados.
No entanto, até ser concluída, o trânsito seguirá bloqueado na Rua São Jacó, no sentido Centro-bairro. O local foi fechado para a passagem de veículos no dia 15 de maio, quando iniciou a construção de uma caixa de inspeção. O trânsito segue interrompido também na Rua Marcílio Dias, no sentido Centro-bairro, até o fim da obra.
Além da caixa de inspeção na Rua São Jacó, foram construídas outras duas caixas do mesmo modelo na Rua Marcílio Dias. Ainda, novos canos de um metro e meio de diâmetro e dois metros de comprimento foram instalados, redirecionando a canalização de água pluvial. Para as atividades, a administração municipal assegurou que aproximadamente R$ 300 mil estão sendo gastos.
Os buracos no asfalto na Rua Marcílio Dias já foram fechados com terra, mas a cratera na calçada da mesma via continua, assim como no trecho da Rua São Jacó. No momento, “as três novas caixas de inspeção construídas estão sendo monitoradas para verificar o escoamento da água pluvial”, afirmou a Prefeitura em nota.
Rede antiga gerou estragos
Infiltrações em uma tubulação com mais de 60 anos foi o que ocasionou a obra. A situação ficou mais complexa quando a Secretaria de Obras Públicas, Serviços Urbanos e Viários (Semopsu) identificou que os vazamentos vinham de uma rede que passava por debaixo de um imóvel particular, localizado entre as ruas Marcílio Dias e São Jacó.Iniciada como obra de caráter emergencial, a demora para a finalização da reforma é o que vem gerando incômodo. O proprietário de um dos estabelecimentos da Rua Marcílio Dias, que prefere não ser identificado, relata que a sujeira deixada pelas atividades é prejudicial. “É um descaso. O pessoal que estava fazendo a obra falou que a obra tinha acabado no sábado (20), mas deixou tudo sujo”, afirma.
Os reparos começaram em 19 de abril, apenas na Rua Marcílio Dias e sem previsão para término. No dia 4 deste mês a Rua Marcílio Dias havia sido totalmente bloqueada e voltou a ser reaberta em meia pista em 12 de maio. Conforme a Prefeitura, o início das manutenções demoraram por conta de negociações envolvendo o proprietário do imóvel que fica acima da tubulação.
Desvio
Os motoristas que estiverem na Rua Marcílio Dias, sentido Centro-bairro, e desejarem acessar a Rua São Jacó devem subir a Marcílio Dias até a rótula com a Avenida Doutor Maurício Cardoso, contornando-a e retornando para o sentido do bairro-Centro (descida) da própria Marcílio Dias. Após virar a primeira à direita na Rua Silveira Martins, seguindo até a segunda rua à esquerda na Rua São Jacó. O mesmo desvio deve ser feito para os motoristas que saem do bairro em direção ao Centro.