DRENAGEM PLUVIAL
Obras buscam reduzir alagamentos em Novo Hamburgo
Secretaria de Obras atua em diferentes frentes de trabalho para minimizar impacto das chuvas
Última atualização: 14/03/2024 06:54
Até o final de março, mais duas obras de drenagem pluvial serão concluídas em Novo Hamburgo. Segundo a titular da Secretaria de Obras Públicas, Serviços Urbanos e Viários (Semopsu), Greyce da Luz, anualmente são investidos R$ 1 milhão para obras de macrodrenagem no município.
“O motivo dessas obras é reduzir os alagamentos, porque há as redes antigas que precisam ser consertadas. Em alguns casos há a implantação de redes novas e em outros exigem manutenção”, explica a secretária.
A obra em andamento é a na Rua Marquês do Alegrete, entre a Dom Pedro I e a Tabajara, no bairro Ideal. No local, há a instalação de cinco canos de um metro de diâmetro e caixas de três metros de altura para a captação da água da chuva.
A outra obra de melhoria na drenagem da água, que ainda não iniciou, será na Estrada da Integração Leopoldo Petry. Será realizada uma obra de contenção junto ao Arroio Manteiga, na estrada, passando a rotatória da Rua Guia Lopes, no sentido Rondônia - Lomba Grande. O arroio passa ao lado da via.
A secretária Greyce frisa que essa obra na Leopoldo Petry ficará pronta até o final de março. A determinação do diâmetro de cano a ser usado, algo questionado por moradores do entorno, ocorre por meio dos engenheiros da pasta. “Eles fazem o dimensionamento da rede e avaliam o fluxo das águas pluviais, levando em conta as redes existentes. Eles calcularam que a vazão de 1 metro de diâmetro é suficiente”, argumenta.
Outras intervenções
A Rua Seival, no bairro Operário, também passou por uma obra de macrodrenagem, onde foram instalados 62 metros de canalização de 600 milímetros, além da construção de caixa de captação e bocas de lobo ao longo da via.
A Avenida Doutor Maurício Cardoso, na altura da Rua Cariri; e a Rua Marcílio Dias, na altura da rótula com a Rua São Jacó, também receberam obras de drenagem.