abc+

DRENAGEM PLUVIAL

Obra de macrodrenagem visa combater alagamentos no bairro Canudos, em Novo Hamburgo

Contenção de concreto possui 23 metros de comprimento e substituirá muro que foi destruído pelas fortes chuvas de janeiro

Dário Gonçalves
Publicado em: 08/04/2024 às 18h:00 Última atualização: 08/04/2024 às 18h:01
Publicidade

A Secretaria de Obras Públicas, Serviços Urbanos e Viários (Semopsu) está construindo uma nova contenção de 23 metros de comprimento ao lado do Arroio Manteiga na Estrada da Integração Leopoldo Petry, próxima à rótula com a Rua Guia Lopes, na Vila das Flores, no bairro Canudos, em Novo Hamburgo.

Muro de contenção tem 23 metros de comprimento | abc+



Muro de contenção tem 23 metros de comprimento

Foto: Dário Gonçalves/GES-Especial

A obra de macrodrenagem, no sentido Rondônia/Lomba Grande, visa minimizar a possibilidade de alagamentos com a instalação de peças de concreto pré-moldado de seis toneladas para substituir o muro do local, que entrou em colapso após fortes chuvas em janeiro. As peças de concreto, que possuem um formato em L, têm três metros de altura, com dois metros e meio de base.

De acordo com a secretária Greyce da Luz, a obra tem importância porque “deve minimizar a possibilidade de prejudicar o leito da via, já que a nova estrutura de contenção é maior do que a antiga”. Se as condições climáticas permitirem e as obras seguirem o cronograma estipulado, até o final de maio a obra deverá estar concluída, com a reconstrução da pista e da calçada. “Trata-se de mais uma obra de macrodrenagem em nosso município e, especificamente esta, é bem complexa pela necessidade de fabricação de peças pré-moldadas e pela extensão do trecho”, acrescenta a titular da Semopsu.



Micro e macrodrenagens

No início de abril, a rua Marquês do Alegrete, entre as ruas Dom Pedro I e Tabajara, no bairro Ideal, recebeu a instalação de cinco canos de um metro de diâmetro e caixas de três metros de altura para a captação da água pluvial. Em fevereiro, também na rua Tabajara foram instalados 30 canos de concreto de um metro de diâmetro, 18 canos de concreto de 60 centímetros e quatro novas bocas de lobo.

No bairro Operário, a rua Seival também recebeu uma obra de macrodrenagem, onde foram instalados 62 metros de canalização de 600 mm, além da construção de caixa de captação e bocas de lobo ao longo da via. A rua Marcílio Dias recebeu, na altura da rótula com a rua São Jacó, canos de um metro de diâmetro com dois de comprimento, além da construção de três caixas de conexão e captação de água da chuva, realinhando a rede de canalização da água pluvial.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade