abc+

TRANSPORTE PÚBLICO

NOVO HAMBURGO: Usuários relatam até duas horas de espera por ônibus no paradão; veja fotos

Problema relatado desde o começo da operação da Viação Santa Clara no sábado persistiu no decorrer desta segunda-feira (29)

Ubiratan Júnior
Publicado em: 29/04/2024 às 18h:39 Última atualização: 29/04/2024 às 18h:54
Publicidade

O transtornos na operação dos novos ônibus do transporte coletivo em Novo Hamburgo continuam no fim da tarde desta segunda-feira (29). Desde sábado (27), quando a Viação Santa Clara (Visac) assumiu o serviço no Município, os usuários relatam atrasos e horários em que os coletivos não passaram.

Desde sábado, usuários enfrentam atrasos dos coletivos em Novo Hamburgo | abc+



Desde sábado, usuários enfrentam atrasos dos coletivos em Novo Hamburgo

Foto: Dário Gonçalves/GES-Especial

Nesta segunda-feira, primeiro dia útil de operação as reclamações intensificaram, principalmente pelas condições do meu tempo. No fim do dia, além da espera de cerca de duas horas pela passagem de ônibus, os usuários do serviço tiveram que lidar com a lotação e chuva torrencial, que tornava o momento ainda pior.

A operadora de caixa, Jaqueline Nowotny, 33 anos, moradora do bairro Canudos e que usa a linha Aeroclube, diz que enfrenta o problema de atrasos desde o sábado, quando esperou pela primeira vez por cerca de 55 minutos. Ela ainda conta que chegou ao Paradão por volta das 16 horas desta segunda e seu ônibus chegou às 17h27.

“Hoje, como estou de folga, estou esperando, mas a maioria daqui está cansado, saindo do trabalho e querendo voltar pra casa. No domingo (28) de manhã, precisei pegar um Uber, mas isso não dá pra fazer toda hora, é mais de 20 reais até a minha casa”, reclama.

A amiga Isabel Bueno, 29, esperava o mesmo ônibus, que costumava sair às 16h15, 16h30 e 16h55. Auxiliar de limpeza, conta que parou de trabalhar às 15h30 e foram duas horas até embarcar para o seu destino. “Nesse meio tempo, passou a linha para o Kephas três vezes”, disse. Um veículo da empresa que passou sem identificação de bairro e vazio gerou revolta entre as pessoas que aguardavam pelo transporte. 



O promotor de vendas Geovane Santos, 27, relata que recebeu uma advertência no trabalho nesta manhã por conta do atraso. De acordo com ele, saiu de casa por volta das 5 horas e teve que esperar até às 9 horas por um ônibus no bairro Roselandia. Agora, no fim do dia, ele também está a cerca de duas horas esperando pelo coletivo para voltar para sua residência.

Mais cedo a prefeita Fátima Daudt, em vídeo publicado nas redes sociais, pediu desculpas à população pelos atrasos. “Quero pedir desculpas a todos os usuários que estão passando por esses transtornos, mas dizer que, nós estamos aí, com uma grande frota nova de ônibus, circulando pela cidade com muita tecnologia, e eu estou exigindo das equipes técnicas que tudo funcione o quanto antes”, disse.

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, através da assessoria de imprensa, informou que “está em constante contato com a empresa Visac-RS, responsável pelo transporte coletivo da cidade, exigindo que a grade de horários e as linhas de ônibus sejam cumpridas em sua integralidade o mais rapidamente”.

Já a Visac, pontuou que “serão analisados no final do expediente com a leitura do sistema, mas podem ter ocorrido por dificuldades com tecnologia embarcada (bilhetagem eletrônica)”. Afirma, ainda, que “não há registro de linhas que não tenham sido cumpridas”.

*Com informações de Dário Gonçalves e Laura Rolim. 

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade