abc+

FIQUE ATENTO!

NOVO HAMBURGO: Usuários de ônibus perderão saldo de vale-transporte com a mudança de empresa?

Hamburguesa/Futura/Feitoria deixarão de prestar no serviço na cidade em abril, quando a Viação Santa Clara assume o transporte público

Ubiratan Júnior
Publicado em: 28/02/2024 às 17h:02 Última atualização: 28/02/2024 às 17h:04
Publicidade

Novo Hamburgo já tem data para a nova empresa ônibus assumir o transporte público da cidade. A partir de 27 de abril, a Viação Santa Clara, vencedora da licitação, inicia as atividades no Município. Em contrapartida, as empresas Hamburguesa/Feitora/Futura encerram cinco décadas de serviços prestados no município. 

Hamburguesa/Futura/Feitoria deixarão de prestar no serviço de transporte público na cidade em abril | abc+



Hamburguesa/Futura/Feitoria deixarão de prestar no serviço de transporte público na cidade em abril

Foto: divulgação

Nesse período de transição, surgem muitas dúvidas para os usuários do transporte público da cidade. Uma delas, é se o crédito do vale-transporte acumulado será transferido para a nova empresa que assumirá em abril? A resposta é não.

A Prefeitura explica que as passagens e cartões são comercializados pelas próprias empresas de ônibus, como em todas as cidades gaúchas. No caso de Novo Hamburgo é por meio da Central de Vendas de Vales Transportes (Cevvat).

O Executivo ainda enfatiza que uma das grandes novidades da nova licitação e que “é destacada pelo Tribunal de Contas do Estado é justamente a separação entre quem vende passagem (que passará a ser o Município por meio da Comur) e quem transporta (a Viação Santa Clara)”.

Sobre o acúmulo de saldo nos cartões de vale-transporte, a prefeitura destaca que “indica a má utilização do benefício do vale-transporte que é arcado, em quase sua totalidade, pelo empregador”.

Sendo assim, os usuários poderão usar o saldo dos seus cartões até de 26 abril, último dia de operação das empresas. A medida é valida também para cartões de passe livre. No entanto, para quem estiver sem saldo e precisar usar o serviço de ônibus, a Cevvat começa a comercializar nesta sexta-feira (1º), vale-transporte de papel, em blocos com 30 vales com data de validade impressa nos mesmos.

Cadastro de gratuidade

No dia 5 de fevereiro iniciou o cadastramento de idosos e pessoas com deficiência (PCD) para implantação do novo transporte coletivo. Na segunda-feira (26), até 8 de março, será para idosos com 70 anos ou mais; e de 11 a 28 de março, para quem tem 65 anos ou mais na Casa das Artes, em frente a plataforma 1 do Paradão, na Avenida Primeiro de Março, 59, Centro.

O recadastramento de PcDs será organizado diretamente nas associações ou até 28 de março na Casa das Artes. Este cadastramento inicial é para quem tem direito ao transporte público gratuito. Os demais usuários serão cadastrados a partir de março.

O cadastramento é para quem tem direito ao transporte público gratuito. Segundo a Prefeitura, os demais usuários serão cadastrados a partir de março.

Além de documento com foto e comprovante de endereço em Novo Hamburgo, os PcDs também precisam apresentar comprovante de rendimentos, laudo médico da deficiência e requerimento preenchido (este requerimento pode ser acessado no site).

Novidades no trasporte público

A frota da Viação Santa Clara contará com 76 veículos. Eles terão dimensões variadas e serão amarelos. Além disso, os ônibus terão películas de proteção nos vidros, câmeras internas, acesso à internet wifi, painel de pânico, acessibilidade e ar-condicionado nas principais rotas.

Outra mudança anunciada pelo poder público é a introdução de um aplicativo, possibilitando que os usuários acompanhem em tempo real o trajeto do ônibus.Uma divisão também foi feita, visando organizar o trânsito de passageiros. A cidade foi dividida em quatro áreas, cada uma representada por uma cor e letra. As placas serão fixadas no para-brisa dos veículos e ao lado da porta de entrada.

*Com informações de Susi Mello e Juliano Piasentin

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade