Os moradores de Novo Hamburgo iniciam e encerram a próxima semana com feriado. Na segunda-feira (3), os serviços municipais estarão suspensos devido às comemorações de aniversário de emancipação da cidade, data que é celebrada na quarta (5), mas pelo segundo ano consecutivo terá o feriado antecipado. Já na sexta-feira (7), a paralisação ocorre em todo o País em função das celebrações religiosas que antecedem a Páscoa.
No ano passado o feriado municipal foi antecipado para o dia 4 de abril, porém, naquele momento não houve encontro com a data religiosa, que foi comemorada na semana seguinte. A medida visava atender ao pedido de entidades de classe ouvidas pelo governo.
Em 2023, a antecipação visou “facilitar a rotina econômica de empresas e trabalhadores, especialmente pelo fato de já haver o feriado de Sexta-Feira Santa na mesma semana”, explica a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.
LEIA TAMBÉM
ACI contrária
Embora a medida adotada pelo Município visasse atender justamente o comércio, a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom, Estância Velha e Dois Irmãos (ACINH) se posiciona contrária a decisão de antecipar o feriado.
De acordo com o diretor da instituição, Leandro Villela Cezimbra, a paralisação deve impactar negativamente os comerciantes. “Entendemos que os feriados prolongados afastam o consumidor do comércio e, neste cenário, a cadeia é prejudicada. A ACI, quando consultada sobre o feriado, manifestou-se contrariamente, justamente por entender que um dia a mais de folga é um dia a menos de vendas.”
Cezimbra diz que a proposta do governo de Novo Hamburgo era minimizar dois feriados na mesma semana, mas aponta para ineficiência da proposta. “Entendemos a dinâmica trazida pelo Município, afinal, o feriado seria no meio da semana, dias antes da sexta-feira santa, ou seja, pararíamos duas vezes no mesmo período, porém, teríamos um dia para recuperar.”
A expectativa do dirigente da ACINH é de que as comemorações de Páscoa tragam melhores resultados aos comerciantes. “Certamente que haverá prejuízo ao comércio, afinal, haverá um período maior de fechamento do comércio. Estimamos que, nos dias que antecedem a Páscoa, consigamos recuperar.”
O que funciona
Com o feriado municipal, os serviços públicos terão funcionamento reduzido. No caso da saúde, as unidades básicas de saúde e a Casa da Vacina estarão fechadas na segunda, mas quem precisar de atendimento de emergência poderá buscar o Hospital Municipal e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) dos bairros Centro e Canudos.
A coleta de lixo não sofrerá alterações, bem como o trabalho da Guarda Municipal (GM) que estará nas ruas e disponibiliza os telefones 153 ou 3524-8738 para emergências. Já a Vigilância em Saúde; Farmácia Comunitária; Laboratório Municipal e Agência Municipal de Emprego não terão atendimento. A Comusa manterá os serviços essenciais, porém a loja não terá expediente.
Em relação ao transporte público, será adotada a tabela de horários de sábado, com redução nos horários.